Associações entre o uso de telas, funções executivas e o desenvolvimento motor de crianças
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo objetivou investigar as associações entre o tempo de tela, o desenvolvimento motor e as funções executivas em crianças de 6 a 10 anos. Por meio de um estudo de delineamento quantitativo, no qual participaram crianças de escolas públicas da grande Porto Alegre. As crianças foram avaliadas com o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso e com uma bateria de testes de funções executivas. Os pais responderam um questionário online sobre o tempo de tela da criança e dos pais. Análises de cor ...
Este estudo objetivou investigar as associações entre o tempo de tela, o desenvolvimento motor e as funções executivas em crianças de 6 a 10 anos. Por meio de um estudo de delineamento quantitativo, no qual participaram crianças de escolas públicas da grande Porto Alegre. As crianças foram avaliadas com o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso e com uma bateria de testes de funções executivas. Os pais responderam um questionário online sobre o tempo de tela da criança e dos pais. Análises de correlação foram conduzidas e evidenciaram (1) que a alta exposição a telas estava associada com escores mais baixos de desenvolvimento motor grosso, (2) que o tempo de tela para o lazer entre segunda e sexta e o tempo de tela para estudar entre segunda e sexta também estavam fortemente associados, (3) que o número de acertos e o número de erros em algumas tarefas das funções executivas estava associado positivamente ao tempo de tela. Portanto, pode-se concluir que as telas estão correlacionadas com o baixo índice de desenvolvimento motor, que as crianças que utilizam as telas no final de semana são as mesmas crianças que as utilizam frequentemente durante a semana, e que a familiarização com as telas podem facilitar a execução de testes de funções executivas que envolvem o tempo de reação. ...
Abstract
This study aimed to investigate the associations between screen time, motor development, and executive functions in children aged 6 to 10 years. Through a quantitative research design, children from public schools in the greater Porto Alegre area participated. The children were assessed using the Gross Motor Development Test and a battery of executive function tests. Parents completed an online questionnaire regarding the screen time of both the child and themselves. Correlation analyses were c ...
This study aimed to investigate the associations between screen time, motor development, and executive functions in children aged 6 to 10 years. Through a quantitative research design, children from public schools in the greater Porto Alegre area participated. The children were assessed using the Gross Motor Development Test and a battery of executive function tests. Parents completed an online questionnaire regarding the screen time of both the child and themselves. Correlation analyses were conducted, revealing (1) that high screen exposure was associated with lower scores in gross motor development, (2) that leisure screen time between Monday and Friday and study screen time between Monday and Friday were also strongly associated, (3) that the number of correct and incorrect responses in some executive function tasks was positively associated with screen time. Therefore, it can be concluded that screens are correlated with lower motor development scores, children using screens on weekends are the same as those who frequently use them during the week, and screen familiarity may facilitate the execution of executive function tests involving reaction time. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1262)
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