A inserção do programa nacional biblioteca da escola - pnbe ao programa nacional do livro e do material didático - pnld: análise comparativa dos processos de avaliação e seleção a partir do conceito de letramento literário
dc.contributor.advisor | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Medronha Figueira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T06:37:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279004 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos processos de avaliação e seleção de obras literárias, distribuídas para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa do Livro e do Material Didático (PNLD), em vista a observar se os programas fomentam, ou não, o Letramento Literário. Para isso, são analisados os seguintes documentos: Edital de convocação 04/2012; Edital de convocação 02/2018; Resolução nº 7, de 20 de março de 2009; Resolução nº39, de 17 de Julho de 2009 e o Decreto 9.099 de Julho de 2017. Além da análise documental, comparativa entre os documentos, para contrastar os processos de avaliação e seleção das obras, a pesquisa também busca apoio de autores tais como Rildo Cosson, Magda Soares, Graça Paulino, Marisa Lajolo e Teresa Colomer que compõem a base conceitual desta pesquisa que se assenta nos conceitos de literatura, letramento e letramento literário. Tendo em vista as análises, observa-se que entre os dois programas o Programa Biblioteca da Escola (PNBE), que foi descontinuado em 2014 e substituído pelo PNLD (que se alinha mais a didatização da literatura) está mais centrado às concepções de literatura, letramento e letramento literário, defendidos nessa pesquisa. Por fim, se defende a necessidade de programas que garantam a distribuição de livros de literatura de qualidade para todas as escolas públicas do Brasil, garantindo o acesso à literatura a todos os estudantes, dos diferentes níveis escolares, assim como se defende também a criação de políticas públicas que prezem pela formação de mediadores de leitura, que possam vir a desenvolver, nas escolas, o letramento literário. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro | pt_BR |
dc.title | A inserção do programa nacional biblioteca da escola - pnbe ao programa nacional do livro e do material didático - pnld: análise comparativa dos processos de avaliação e seleção a partir do conceito de letramento literário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209159 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)