Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carolina Medronha Figueira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T06:37:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279004pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão tem como objetivo realizar uma análise comparativa dos processos de avaliação e seleção de obras literárias, distribuídas para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir do o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa do Livro e do Material Didático (PNLD), em vista a observar se os programas fomentam, ou não, o Letramento Literário. Para isso, são analisados os seguintes documentos: Edital de convocação 04/2012; Edital de convocação 02/2018; Resolução nº 7, de 20 de março de 2009; Resolução nº39, de 17 de Julho de 2009 e o Decreto 9.099 de Julho de 2017. Além da análise documental, comparativa entre os documentos, para contrastar os processos de avaliação e seleção das obras, a pesquisa também busca apoio de autores tais como Rildo Cosson, Magda Soares, Graça Paulino, Marisa Lajolo e Teresa Colomer que compõem a base conceitual desta pesquisa que se assenta nos conceitos de literatura, letramento e letramento literário. Tendo em vista as análises, observa-se que entre os dois programas o Programa Biblioteca da Escola (PNBE), que foi descontinuado em 2014 e substituído pelo PNLD (que se alinha mais a didatização da literatura) está mais centrado às concepções de literatura, letramento e letramento literário, defendidos nessa pesquisa. Por fim, se defende a necessidade de programas que garantam a distribuição de livros de literatura de qualidade para todas as escolas públicas do Brasil, garantindo o acesso à literatura a todos os estudantes, dos diferentes níveis escolares, assim como se defende também a criação de políticas públicas que prezem pela formação de mediadores de leitura, que possam vir a desenvolver, nas escolas, o letramento literário.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLivropt_BR
dc.titleA inserção do programa nacional biblioteca da escola - pnbe ao programa nacional do livro e do material didático - pnld: análise comparativa dos processos de avaliação e seleção a partir do conceito de letramento literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001209159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples