Processo de curricularização da extensão universitária em instituições públicas de ensino superior : estudo multicaso em cursos de administração pública (UFRGS, UFBA, UDESC)
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O Plano Nacional de Educação (2014-2024), enquanto um instrumento de planejamento, delimita o processo de curricularização da extensão, regulamentado pela Resolução CNE de n°7 de 2018 e idealizado pelos movimentos sociais desde o final dos anos 1980. Por meio dessas políticas, a extensão universitária é inserida de forma mais estruturada e integrada nos currículos acadêmicos, buscando atender efetivamente ao princípio que garante sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. O campo da exte ...
O Plano Nacional de Educação (2014-2024), enquanto um instrumento de planejamento, delimita o processo de curricularização da extensão, regulamentado pela Resolução CNE de n°7 de 2018 e idealizado pelos movimentos sociais desde o final dos anos 1980. Por meio dessas políticas, a extensão universitária é inserida de forma mais estruturada e integrada nos currículos acadêmicos, buscando atender efetivamente ao princípio que garante sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. O campo da extensão está permanentemente em disputa, visto que abrange a coexistência de distintas abordagens, como a extensão de consultoria/assistencialismo e a extensão dialógica. Esta pesquisa tem como objetivo descrever o processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação na área de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para isso foi desenvolvido um estudo multicaso, de teor comparativo, composto por uma parte bibliográfica e outra documental. As experiências analisadas demonstram que há uma pluralidade de caminhos para a operacionalização da extensão nas matrizes curriculares dos cursos selecionados, como disciplinas mistas, residência social, programas, projetos e ações de extensão específicas para cada contexto. Há diferenças significativas entre a quantidade de ações ofertadas pelos cursos passíveis de creditação e também em relação à interdisciplinaridade propiciada, no que compreende a diversidade entre áreas, estudantes de graduação e pós-graduação, público-alvo e organizações envolvidos. As três Universidades apresentam em seus principais documentos a relevância do princípio de indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, da relação entre universidade e sociedade e da contribuição da extensão para uma formação crítica e atenta às demandas sociais. ...
Abstract
The National Education Plan (2014-2024), as a planning instrument, delimits the extension curricularization process, regulated by Resolution Nº. 7 of 2018 and idealized by social movements since the late 1980s. Through these policies, university extension is inserted in a more structured and integrated way in the academic curriculum, seeking to effectively comply with the principle that guarantees its inseparability from teaching and research. The field of extension is permanently in dispute, a ...
The National Education Plan (2014-2024), as a planning instrument, delimits the extension curricularization process, regulated by Resolution Nº. 7 of 2018 and idealized by social movements since the late 1980s. Through these policies, university extension is inserted in a more structured and integrated way in the academic curriculum, seeking to effectively comply with the principle that guarantees its inseparability from teaching and research. The field of extension is permanently in dispute, as it encompasses the coexistence of different approaches, such as consultancy/assistance extension and dialogic extension. This research aims to describe the extension curricularization process in undergraduate courses in the area of Public Administration at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), at the State University of Santa Catarina (UDESC) and at the Federal University of Bahia (UFBA). For this, a multicase study was developed, with a comparative content, composed of a bibliographical part and a documental part. The analyzed experiences demonstrate that there are a plurality of ways to operationalize the extension in the curricular matrices of the selected courses, such as mixed disciplines, social residence, programs, projects and specific extension actions for each context. There are significant differences between the number of actions offered by courses subject to accreditation and also in relation to the interdisciplinarity provided, in terms of diversity between areas, undergraduate and graduate students, target audience and organizations involved. The three Universities present in their main documents the relevance of the principle of inseparability between Teaching-Research-Extension, the relationship between university and society and the contribution of extension to a critical education that is attentive to social demands. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Formação em Administração Pública e Social.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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