O olhar dos quilombolas de Casca sobre o ensino superior
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo trata da pesquisa do trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, que teve como tema: o acesso e permanência de quilombolas na universidade. Ainda hoje, muitos estudantes quilombolas enfrentam dificuldades em acessar as políticas públicas, a internet e a compreender o vocabulário acadêmico. Foram esses elementos que levaram a pesquisar: as formas de acesso dos quilombolas ao ensino superior; o olhar desses universitários e egressos sobr ...
Este estudo trata da pesquisa do trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, que teve como tema: o acesso e permanência de quilombolas na universidade. Ainda hoje, muitos estudantes quilombolas enfrentam dificuldades em acessar as políticas públicas, a internet e a compreender o vocabulário acadêmico. Foram esses elementos que levaram a pesquisar: as formas de acesso dos quilombolas ao ensino superior; o olhar desses universitários e egressos sobre as suas trajetórias acadêmicas; as dificuldades vivenciadas no ingresso e permanência e os recursos disponíveis para os estudos. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com três estudantes e três egressos do ensino superior, moradores do Quilombo de Casca – comunidade situada no Terceiro Distrito de Mostardas, Rio Grande do Sul. O estudo possibilitou conhecer experiências de quilombolas do meio rural: suas dificuldades na utilização das tecnologias e de interpretação de um vocabulário acadêmico, o acesso por meio de uma educação gratuita, com o auxílio de bolsa permanência e vagas reservadas às cotas. Os resultados apontaram que a universidade possibilitou um período de muitas descobertas, que a valorização do conhecimento não ocorre apenas pela conquista de um diploma, mas pela trajetória envolvida nos estudos e pelas possibilidades de conquistas posteriores, o ensino superior permite conhecer outras realidades, ter experiências e aprendizagens distintas e significativas. Mostrou, também, diferenças nas trajetórias acadêmicas, na idade de ingresso, formas de acesso, conclusão do ensino básico (regular e Educação de Jovens e Adultos), oportunidades diferenciadas de quem morou na cidade, pelo acesso às tecnologias, estudos e livros. E, também, que o estudante que vive no campo encontra grandes dificuldades em relação aos que vivem no meio urbano; para um agricultor quilombola, acessar, se manter e concluir o ensino superior, deve ter uma vontade que prevaleça às dificuldades enfrentadas. ...
Abstract
This study deals with the research of the conclusion work of the Degree in Rural Education - Natural Sciences, had as its theme the access and permanence of quilombolas in the university. Even today, many quilombola students face difficulties in accessing public policies, the internet and understanding vocabulary. These elements led to research: the ways in which quilombolas access higher education; the look of these university students and graduates on their academic trajectories; the difficul ...
This study deals with the research of the conclusion work of the Degree in Rural Education - Natural Sciences, had as its theme the access and permanence of quilombolas in the university. Even today, many quilombola students face difficulties in accessing public policies, the internet and understanding vocabulary. These elements led to research: the ways in which quilombolas access higher education; the look of these university students and graduates on their academic trajectories; the difficulties experienced in entering and staying and the resources available for studies. The research was carried out through semi-structured interviews with three students and three graduates of higher education, residents of Quilombo de Casca - a community located in the Third District of Mostardas, Rio Grande do Sul. The study made it possible to learn about the experiences of quilombolas in rural areas: their difficulties in using technologies and interpreting an academic vocabulary, access through free education, with the aid of a permanence scholarship and places reserved for quotas. The results showed that the university enabled a period of many discoveries, that the valorization of knowledge does not occur only through the achievement of a diploma, but through the trajectory and possibilities of subsequent achievements, higher education allows knowing other realities, having different experiences and learning. It also showed differences in academic trajectory, age of entry, forms of access, completion of basic education (regular and Youth and Adult Education), differentiated opportunities for those who lived in the city, access to technologies, studies and books. Leading to the conclusion that the student who lives in the countryside finds great difficulties in relation to those who live in the urban environment; For a Quilombola farmer, accessing, maintaining and completing higher education requires a will that prevails over the difficulties faced. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
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