Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.contributor.authorCastro, Fernanda Santana Rabello dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:18:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278796pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda o estudo da atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional, entre 1922 e 1958, tendo como objetivo identificar as concepções pedagógicas presentes no trabalho educativo realizado nesta instituição. Para isso, analisou parte da produção intelectual das profissionais Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros e Dulce Cardozo Ludolf, identificando, nas concepções pedagógicas observadas e na produção textual analisada, rupturas, permanências e influências na constituição das atuais bases da educação museal no Brasil, ten do como referência a Política Nacional de Educação Museal. São analisados textos publicados nos Anais do Museu Histórico Nacional, a Política Nacional de Educação Museal e uma literatura multirreferencial que relaciona Museologia, Educação e questões de gênero. Identificou-se a Escola Ativa como base das concepções pedagógicas das Conservadoras do Museu Histórico Nacional, além das suas projeções para a educação museal que apontaram para a constituição de referências e subsídios para as políticas públicas contemporâneas, que apontam especialmente para relações entre o trabalho pedagógico dessas intelectuais e a Política Nacional de Educação Museal.pt_BR
dc.description.abstractThis work approaches the study of the pedagogical performance of women in the National Historical Museum, between 1922 and 1958, aiming to identify the pedagogical conceptions present in the educational work carried out in this institution. For this, it analyzes part of the intellectual production of professionals Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros and Dulce Cardozo Ludolf, identifying in the observed pedagogical conceptions and in the analyzed textual production, ruptures, permanences and influences in the constitution of the current bases of museum education in Brazil, with reference to the National Museum Education Policy. Texts published in the Annals of the National Historical Museum, the National Museum Education Policy and a multi-referential literature that relates Museology, Education and gender issues are analyzed. The Active Learning was identified as the basis of the pedagogical conceptions of the Conservators of the National Historical Museum, in addition to their projections for museum education that pointed to the constitution of references and subsidies for contemporary public policies, which point especially to relationships between the pedagogical work of these intellectuals and the National Museum Education Policy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseologyen
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectMuseum educationen
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectMuseu nacionalpt_BR
dc.subjectGenreen
dc.subjectPedagogical conceptsen
dc.titleA atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210401pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples