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dc.contributor.advisorAlba, George dos Reispt_BR
dc.contributor.authorCabral, Pedro Henrique Lauerpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:17:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278780pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar a presença do fenômeno da ilusão monetária e comparar a intensidade do fenômeno entre diferentes modalidades de investimentos (compra e venda de apartamento, títulos públicos e ações), com foco na possível prevalência da ilusão monetária no mercado imobiliário. Para atingir os objetivos, dois experimentos comportamentais foram conduzidos com amostras distintas: o primeiro experimento contou com a população em geral, já o segundo, universitários com conhecimento em matemática e finanças. Os participantes foram expostos a cenários de investimentos com e sem ganhos reais. Os resultados destacaram a propensão dos participantes a avaliar positivamente investimentos sem ganhos reais, indicando a presença da ilusão monetária. A preferência por investimentos imobiliários se mostrou mais acentuada com a amostra geral da população, porém, não foi estatisticamente significativa com universitários. Implicações práticas envolvem a necessidade de abordagens educacionais que considerem aspectos comportamentais, visando melhorar as decisões financeiras da população, assim como estratégias de comunicação de profissionais do mercado financeiro para a exposição de investimentos alternativos. A pesquisa contribui para compreender a influência desses vieses nas decisões de investimento e destaca a importância de considerá-los em estratégias educacionais e de comunicação financeira.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the presence of the money illusion phenomenon and compare its intensity across different investment modalities (apartment purchase and sale, public bonds, stocks), focusing on the potential prevalence of the money illusion in the real estate market. To achieve these objectives, two behavioral experiments were conducted with distinct samples: the first experiment involved the general population, while the second involved university students with knowledge in mathematics and finance. Participants were exposed to investment scenarios with and without real gains. The results highlighted participants' tendency to positively evaluate investments without real gains, indicating the presence of the money illusion. The preference for real estate investments was more pronounced in the general population sample but was not statistically significant among university students. Practical implications involve the need for educational approaches that consider behavioral aspects to enhance the financial decision-making of the population, as well as communication strategies for financial professionals in presenting alternative investments. The research contributes to understanding the influence of these biases on investment decisions and emphasizes the importance of considering them in educational and financial communication strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReal estateen
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectMoney illusionen
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectMercado imobiliáriopt_BR
dc.subjectBehavioral economicsen
dc.subjectInvestmentsen
dc.subjectSocial experimenten
dc.title"Quem compra terra, não erra?" : ilusão monetária e o mercado imobiliáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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