Brinquedo terapêutico na hospitalização infantil : revisão narrativa da produção científica da pós-graduação
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Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Introdução: A brincadeira é uma atividade própria da infância e está relacionada com o desenvolvimento motor, emocional, mental e social da criança. Por meio dele a criança reconhece o mundo. A hospitalização infantil é uma experiência marcante na vida da criança por ser um ambiente diferente, com regras, em que são submetidas a procedimentos médicos invasivos e por vezes dolorosos. Este contexto pode desencadear até mesmo traumas emocionais, e interferir no processo de recuperação. O brincar s ...
Introdução: A brincadeira é uma atividade própria da infância e está relacionada com o desenvolvimento motor, emocional, mental e social da criança. Por meio dele a criança reconhece o mundo. A hospitalização infantil é uma experiência marcante na vida da criança por ser um ambiente diferente, com regras, em que são submetidas a procedimentos médicos invasivos e por vezes dolorosos. Este contexto pode desencadear até mesmo traumas emocionais, e interferir no processo de recuperação. O brincar surge então como um importante recurso para enfrentar o momento de hospitalização. O brinquedo terapêutico (BT) se constitui em um brinquedo estruturado para que a criança alivie sua ansiedade perante as experiências vivenciadas no hospital. Objetivo: Mapear a produção científica da pós-graduação acerca do uso do brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem pediátrica em hospitais brasileiros. Método: Estudo orientado pela metodologia de revisão narrativa da literatura (RNL), a qual tem foco na análise crítica da literatura. A busca dos dados foi realizada em julho de 2024 no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Optou-se por adotar limites para a busca dos estudos, apesar da metodologia não exigir isso, com utilização dos termos “Brinquedo terapêutico", “Teses e dissertações” e “Enfermagem” para coleta. Os critérios de inclusão foram: teses e dissertações, com foco de estudo o brinquedo terapêutico, tendo as ciências da saúde como grande área de conhecimento, independente do ano de publicação. Foram excluídos estudos que não responderam a questão de pesquisa e aqueles que não foram encontrados na íntegra com disponibilidade online. Resultados: Foram encontrados 31 estudos na primeira etapa, sendo 11 deles de divulgação não autorizada. Dos 20 estudos de divulgação aberta, 13 estudos permaneceram após a segunda análise, sendo excluídos 7 por não atenderem os critérios de inclusão. Na terceira etapa permaneceram 8 estudos, sendo esta a amostra desta pesquisa. Por meio da RNL identificou-se três principais pontos trazidos pelos estudos: Apropriação da equipe de enfermagem para desenvolver o BT; Os benefícios do BT para a equipe e para o paciente; Modelos de implementação do BT. Conclusão: A produção científica acerca do BT é escassa no âmbito da enfermagem brasileira, com concentração a nível de dissertação. Neste estudo pode-se identificar grande quantitativo de estudos com divulgação não permitida, sendo este um empecilho em uma temática já tão escassa de produções. O brincar foi percebido de modo positivo, tanto para as crianças hospitalizadas como para os acompanhantes e para os profissionais, mas ainda com potencialidade de maior sedimentação no contexto de hospitalização pediátrica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1140)
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