Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Suelen Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Juliana Boanovapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:39Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278732pt_BR
dc.description.abstractEsta tese busca caracterizar o Dispositivo de Terceirização Pedagógico, explorando-o sob a perspectiva hipercrítica de Michel Foucault, que oferece ferramentas para compreender como práticas, discursos e demais ferramentas de poder estão entrelaçados no contexto educacional, moldado pelo capitalismo neoliberal. Enfocando a terceirização e as condições de possibilidade para a emergência deste dispositivo, tem-se como exemplo concreto de sua operação a instauração do programa Escola Cívico-Militar, que ganhou visibilidade no contexto educacional brasileiro nos últimos anos. Tal programa tem servido para enaltecer a adoção de práticas disciplinares militares como estratégia de aprimoramento e sucesso na educação. Logo, elaborou-se uma história do presente, utilizando-se conceitos arqueogenealógicos, aprofundando-os em questões de saber-poder de cada época. A partir disso, a tese problematizou a aprovação voluntária da instauração do Programa Escola Cívico-Militar no Brasil, com fundamento em Étienne La Boétie e no discurso da servidão voluntária. Realizou-se uma análise documental, em teses e dissertações obtidas no Portal da Capes, junto dos principais documentos que regulam o Programa das Escolas Cívico-Militares, bem como legislações, decretos e reportagens, tendo como ferramentas analíticas os conceitos de verdade, dispositivo e servidão voluntária. Como conclusão, identificou-se que o regimento não apenas é permeado pela disciplinarização dos corpos, mas se constitui em um contexto neoliberal e capitalista como engrenagem de uma sociedade da segurança.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to characterize the Pedagogical Outsourcing Device, examining it through Michel Foucault's hypercritical perspective, which provides tools to understand how practices, discourses, and other power mechanisms are intertwined in the educational context shaped by neoliberal capitalism. Focusing on outsourcing and the conditions enabling the emergence of this device, a concrete example of its operation is the implementation of the Civic-Military School program, which has gained visibility in the Brazilian educational context in recent years. This program has served to highlight the adoption of military disciplinary practices as a strategy for educational improvement and success. Thus, a history of the present was constructed using archaeo-genealogical concepts, delving into knowledge-power issues of each era. From this standpoint, the thesis critically examines the voluntary acceptance of the Civic-Military School Program in Brazil, drawing on Étienne La Boétie's notion of voluntary servitude A documentary analysis was conducted using theses and dissertations obtained from the CAPES Portal, alongside key documents regulating the Civic-Military Schools Program, including legislations, decrees, and news articles. The analytical tools employed included concepts of truth, apparatus, and voluntary servitude. In conclusion, it was identified that the regime not only permeates through the disciplining of bodies but also constitutes within a neoliberal and capitalist context as a cog in a society of security.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectOutsourcing deviceen
dc.subjectEscola militarpt_BR
dc.subjectCivic-military schoolen
dc.subjectMilitarização de escolas públicaspt_BR
dc.subjectSociety of securityen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.titlePrograma escola cívico-militar e os efeitos do dispositivo de terceirizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001210218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples