Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Diogo Losch dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fabio Andrépt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:44:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278724pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia - C&T e dos impactos de sua arquitetura legal nos aspectos da gratificação por Retribuição por Titulação - RT e da formação incentivada para a pós-graduação, na efetividade do trabalho de gestão do fomento de C&T, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A metodologia utilizada foi a descritiva, sendo que a pesquisa consiste na aplicação e análise de questionário quanto à necessidade de titulação acadêmica a níveis de mestrado e doutorado para a execução das atividades diárias dos Analistas em C&T. Parte-se dos conceitos e históricos de cargos e carreiras públicas para ambientar o leitor quanto à especificidade do cargo de Analista em C&T e fundamentar a utilização da retribuição por titulação como forma de gratificação remuneratória. Nosso objetivo é questionar a efetividade e aplicabilidade dessa gratificação como forma de incentivo financeiro para a atualização profissional dos servidores num órgão federal de fomento. Trata-se, pois, de uma introdução ao aprofundamento do nosso estudo com foco no impacto da adequação da força de trabalho dos Analistas em C&T do CNPq quanto à formação nos níveis de pós graduação, frente às atividades executadas e às atribuições previstas para esses profissionais. A título de estudo comparativo e embasamento teórico, utilizamos o Modelo de Hélice Tríplice desenvolvido por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff nos anos 90 para descrever o modelo de inovação com base na relação governo-universidade-indústria.pt_BR
dc.description.abstractThis study refers to the analysis of two articles about the current structure applied to the position of Analyst in Science and Technology - S & T and the impacts of its architecture from the aspects of Retribution for Title - RT and Postgraduate incentivated studies, on the S & T development management work effectiveness, carried out by staff of the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq. The research consisted on the application and analysis of a questionnaire on the need for master's and doctoral levels as academic degrees for the execution of daily duties by the Analysts in S&T from the CNPq. Our work begins with the concepts and historical of the public positions and careers to make it easier for the reader to the understand the specifications of the S&T Analyst position and to justify the use of retribution by title as a form of remuneration gratification. We aim to question about the effectiveness and applicability of this bonus as a way to increase performance in the activities of that servers in a federal development agency. It is therefore a spark to a deeper study focused on the impact of the adequacy of the workforce of the S&T Analysts related to the levels of specialization, compared to the activities performed and the legal duties foreseen for that Council. As a comparative study and theoretical basis, we used the Model of Triple Helix, developed by Henry Etzkowitz and Loet Leydesdorff during the 90s to describe the innovation model based on the relationship between government-university-industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarreer and position plansen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRetribution by academic titleen
dc.subjectTitulacaopt_BR
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectS&T analysten
dc.subjectRemuneraçãopt_BR
dc.subjectWork force impacten
dc.titleEstudo da arquitetura do cargo de analista em C&T com ênfase na efetividade do impacto da gratificação por titulação e da formação acadêmica no desempenho dos servidores em uma instituição pública federal - CNPqpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSarmento, Alexandre Guilherme Mottapt_BR
dc.identifier.nrb001210333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples