A relação entre o falante e a(s) língua(s) em comentário escrito : um estudo antropológico-enunciativo
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os estudos enunciativos têm ampliado consideravelmente a diversidade de seus focos de atenção, o que promoveu uma grande amplitude aos trabalhos na área. Uma dessas atenções mais recentes repousa sobre a diversidade das línguas e sua relação com o falante. O presente trabalho, portanto, busca contribuir para a discussão dessa preocupação atual. Para isso, trilha-se um caminho teórico que começa nas investigações iniciais de Ferdinand de Saussure (2004, 2012), concentra-se nos estudos enunciativ ...
Os estudos enunciativos têm ampliado consideravelmente a diversidade de seus focos de atenção, o que promoveu uma grande amplitude aos trabalhos na área. Uma dessas atenções mais recentes repousa sobre a diversidade das línguas e sua relação com o falante. O presente trabalho, portanto, busca contribuir para a discussão dessa preocupação atual. Para isso, trilha-se um caminho teórico que começa nas investigações iniciais de Ferdinand de Saussure (2004, 2012), concentra-se nos estudos enunciativos de Émile Benveniste (2005, 2006, 2014) e culmina na leitura antropológica proposta por Valdir Flores (2013, 2015, 2019). A partir dessas contribuições, constrói-se uma proposta metodológica embasada na Antropologia da Enunciação, que consiste na análise de trechos da obra autobiográfica A língua absolvida, de Elias Canetti (2010), selecionados por conterem comentários escritos sobre experiências pessoais com a(s) língua(s), momentos em que o falante usa a língua para falar sobre a própria língua, em um esforço metalinguístico. Como conceitos fundamentais da análise são consideradas a autorreferência, a intersubjetividade, a significância, a autointerpretância e a metalinguagem e, como conceitos operacionais, contemplam-se as noções de contorno de sentido, modalização e atitude linguística. E, a partir das análises, é possível perceber como a diversidade das línguas, no plural, contribui para a construção da universalidade da língua, no singular, dentro do ponto de vista particular do falante. Ao longo da obra analisada, o autor-narrador demonstra um processo de (des)construção de sua percepção pessoal acerca das línguas – e, consequentemente da língua –, que resulta em um posicionamento mais social e democrático. Assim, destacam-se e se discutem pontos relevantes para a constituição do homem na língua, bem como da língua no homem. ...
Abstract
Enunciative studies have considerably expanded the diversity of their attention focus, which has promoted a great breadth of research in the area. One of these more recent awareness rests on the diversity of languages and their relationship with the speaker. The present work, therefore, seeks to contribute to the discussion of this current concern. To achieve this, a theoretical path is followed that begins with the initial investigations of Ferdinand de Saussure (2004, 2012), focuses on the en ...
Enunciative studies have considerably expanded the diversity of their attention focus, which has promoted a great breadth of research in the area. One of these more recent awareness rests on the diversity of languages and their relationship with the speaker. The present work, therefore, seeks to contribute to the discussion of this current concern. To achieve this, a theoretical path is followed that begins with the initial investigations of Ferdinand de Saussure (2004, 2012), focuses on the enunciative studies of Émile Benveniste (2005, 2006, 2014) and culminates in the anthropological reading proposed by Valdir Flores (2013, 2015, 2019). Starting from these contributions, a methodological proposal is constructed based on the Anthropology of Enunciation, which consists of the analysis of excerpts from the autobiographical work The Tongue Set Free, by Elias Canetti (2010), selected due to the written comments they contain about personal experiences with the language(s), moments in which the speaker uses the language to talk about the language itself, in a metalinguistic effort. Self-reference, intersubjectivity, significance, self-interpretation and metalanguage are considered as fundamental concepts of the analysis and the notions of meaning contour, modalization and linguistic attitude are considered as operational concepts. And, from the analyses, it is possible to observe how the diversity of languages, in the plural, contributes to the construction of the universality of the language, in the singular, within the speaker's particular point of view. Throughout the analyzed work, the author-narrator demonstrates a process of (de)construction of his personal perception about languages – and, consequently, language –, which results in a more social and democratic positioning. Thus, relevant points for the constitution of the man in the language, as well as the language in the man, are highlighted and discussed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2892)Letras (1780)
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