Estratégias para o ensino da Teoria da relatividade no Ensino Médio : uma análise da produção acadêmica
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Strategies for teaching relativity theory in high school : an analysis of the academic production
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica em nível de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no intuito de responder à seguinte questão: Quais são as estratégias mais utilizadas para o ensino da Teoria da Relatividade (Geral e Restrita) na Educação Básica? A metodologia qualitativa permitiu interpretar as dissertações do mestrado profissional, que adotam características de um gênero textual mais descritivo, criativo e interdisciplinar para a prática didática no Ensino ...
Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica em nível de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no intuito de responder à seguinte questão: Quais são as estratégias mais utilizadas para o ensino da Teoria da Relatividade (Geral e Restrita) na Educação Básica? A metodologia qualitativa permitiu interpretar as dissertações do mestrado profissional, que adotam características de um gênero textual mais descritivo, criativo e interdisciplinar para a prática didática no Ensino Médio.Encontramos que as principais estratégias colocam focoem sequências didáticas, inúmeras estão vinculadas às Unidades de Ensino Potencialmente Significativas e à Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubelou em metodologias ativas. Há ênfase para o uso de novas tecnologias, jogos, livros paradidáticos e literatura diversa. Em articulação com outras áreas, surge uma potencialidade com Artes, Cosmologia, Matemática, Física Quântica, Filosofia da Ciência e outros assuntos da física clássica. Chama a atenção que ainda é reduzido o número de produções que abordam a Relatividade no MPEF. ...
Abstract
This article presents an analysis of the academic production at the National Professional Masters level in Physics Teaching in order to answer the following question: What are the most used strategies for teaching the Theory of Relativity (General and Special) in Basic Education? The qualitative methodology allowed us to interpret the professional master's dissertations, which adopt characteristics of a more descriptive, creative and interdisciplinary textual genre for teaching practice in high ...
This article presents an analysis of the academic production at the National Professional Masters level in Physics Teaching in order to answer the following question: What are the most used strategies for teaching the Theory of Relativity (General and Special) in Basic Education? The qualitative methodology allowed us to interpret the professional master's dissertations, which adopt characteristics of a more descriptive, creative and interdisciplinary textual genre for teaching practice in high school. We found that the main strategies focus on didactic sequences, numerous linked to Potentially Significant Teaching Units and Ausubel's Theory of Significant Learning, others use active methodologies. There is emphasis on the use of new technologies, games, textbooks, and diverse literature. In articulation with other areas, potentiality arises with Arts, Cosmology, Mathematics, Quantum Physics, Philosophy of Science, and other classical physics subjects.A noteworthy aspect is that the number of productions addressing Relativity in the National Professional Masters level in Physics Teachingis still limited. ...
Contido em
Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 18, n. 3 (dez. 2023), p. 147-169
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Exatas e da Terra (6108)
Este item está licenciado na Creative Commons License