Ensino de futsal : uma análise das metodologias utilizadas nas escolas privadas de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo é do tipo transversal de corte qualitativo. Durante a pesquisa procurou-se analisar e interpretar o depoimento dos professores pesquisados sobre suas práticas docentes no ensino do futsal. Foram selecionados quatro professores de sexo masculino, que trabalham com futsal em diferentes escolas da rede privada na cidade de Porto Alegre. Os professores foram selecionados de forma intencional, de acordo com o interesse em participar da pesquisa, e com tempo hábil para conceder entr ...
O presente estudo é do tipo transversal de corte qualitativo. Durante a pesquisa procurou-se analisar e interpretar o depoimento dos professores pesquisados sobre suas práticas docentes no ensino do futsal. Foram selecionados quatro professores de sexo masculino, que trabalham com futsal em diferentes escolas da rede privada na cidade de Porto Alegre. Os professores foram selecionados de forma intencional, de acordo com o interesse em participar da pesquisa, e com tempo hábil para conceder entrevista. A pesquisa foi feita através de entrevistas online, com perguntas abertas, que teve o objetivo de conhecer cada professor e como eles trabalham o futsal escolar e quais são suas percepções e concepções referentes aos métodos que disseram utilizar. Através dos relatos dos professores, podemos considerar que os métodos mais utilizados pelos professores de futsal, que trabalham na rede privada de escolas de Porto Alegre, estão centrados no jogo. Além disso, percebemos que as justificativas e percepções apresentadas pela maioria dos professores entrevistados apresentam congruência com a literatura. ...
Abstract
The present study is a cross-sectional qualitative study. During the research, we tried to analyze and interpret the testimony of the researched teachers about their teaching practices in futsal teaching. Four male teachers were selected, who work with futsal in different private schools in the city of Porto Alegre. Teachers were intentionally selected, according to their interest in participating in the research, and with enough time to grant an interview. The research was carried out through ...
The present study is a cross-sectional qualitative study. During the research, we tried to analyze and interpret the testimony of the researched teachers about their teaching practices in futsal teaching. Four male teachers were selected, who work with futsal in different private schools in the city of Porto Alegre. Teachers were intentionally selected, according to their interest in participating in the research, and with enough time to grant an interview. The research was carried out through online interviews, with open questions, which had the objective of getting to know each teacher and how they work school futsal and what are their perceptions and conceptions regarding the methods they said they use. Through the teachers' reports, we can consider that the methods most used by futsal teachers, who work in the private network of schools in Porto Alegre, are centered on the game. In addition, we noticed that the justifications and perceptions presented by most of the interviewed teachers were congruent with the literature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1262)
Este item está licenciado na Creative Commons License