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dc.contributor.advisorMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.contributor.authorMattjie, Leonel Antonio Severopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-14T06:41:40Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/277296pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata do trabalho de professores por meio de plataformas digitais. O objetivo é investigar a configuração que a profissão docente vem assumindo quando realizada em plataformas digitais e se é uma alternativa profissional e de carreira para professores. Para tanto, se parte dos conceitos de plataformização na docência, de qualidade do trabalho e de reflexividade sob a égide da teoria da estruturação de Anthony Giddens com uma análise qualitativa de caráter exploratório com a realização de 15 entrevistas semiestruturadas buscando identificar uma tipologia a partir das escolhas dos agentes. A partir dos relatos dos entrevistados, ocorreu a busca por traços comuns sobre carreira, trajetória, rotina de trabalho, condições de trabalho, motivações e expectativas dos profissionais. Foi possível traçar uma tipologia de trabalho por plataformas públicas e privadas em que os profissionais de nível superior no exercício da docência são instruídos, conscientes e motivados, não havendo traços de precarização do trabalho, pois se observa uma atividade de escolha livre a partir da formação dos profissionais. É possível afirmar que se observou uma alternativa de inserção profissional e também de permanência em uma carreira como opção para professores.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the work of teachers through digital platforms. The objective is to investigate the configuration that the teaching profession has been taking over when carried out on digital platforms and if it is a professional and career alternative for teachers. To do so, starting from the concepts of platformization in teaching, quality of work and reflexivity under the aegis of Anthony Giddens structuring theory with a qualitative analysis of an exploratory nature with 15 semi-structured interviews seeking to identify a typology based on the agents’ choices. Based on the interviewees’ reports, the search for common traits about career, trajectory, work routine, working conditions, motivations and expectations of professionals. It was possible to outline a typology of work across public and private platforms in which higher educations professionals in the teaching profession are instructed, conscious and motivated, with no traces of precarious work, because there is na activity of free choice based on the training of professionals. It is possible to state that an alternative for professional insertion was observed and also to remain in a career as an option for teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher’s worken
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPlataformas digitais de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital platformsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleProfessores em plataformas digitais : novas dinâmicas do trabalho docente no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207086pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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