Geografia das infâncias : um campo de estudos da/na (res)significação professoral
dc.contributor.advisor | Dias, Liz Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Diego Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-10T06:33:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277189 | pt_BR |
dc.description.abstract | A respectiva dissertação de mestrado visa estabelecer relações conceituais para compreender como a Geografia das Infâncias pode promover a (res)significação professoral. A problemática norteadora dessa pesquisa visa responder como superar o distanciamento existente entre a Geografia e a Pedagogia, no contexto do Ensino Fundamental I, levando em consideração o campo das infâncias no desenvolvimento dos conceitos basilares da Geografia. Como pressuposto teórico, o objetivo geral se constitui em avaliar como o campo das infâncias permeia o fazer pedagógico dos professores de Geografia no Ensino Fundamental I. Tendo como propósito fomentar caminhos seguros para o estudo, convergindo ao objetivo geral, em nossos objetivos específicos analisamos se o campo das infâncias constitui a identidade professoral, conjeturando o ensino de Geografia no Ensino Fundamental I. Discutimos as formas como pedagogos e professores de Geografia, entendem o ensino e aprendizagem para crianças, destacando o aspecto do pensar com a Geografia. Outrossim, dialogamos e compreendemos por intermédio das narrativas docentes, o ensino de Geografia, em relação aos professores pedagogos e graduados em Geografia, correferindo as estratégias utilizadas no desenvolvimento dos conceitos fundamentais da ciência geográfica no Ensino Fundamental I. A metodologia empregada possui a natureza qualitativa, alicerçada pela entrevista narrativa e pelo tratamento das informações reunidas, balizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) a partir da palavra dada pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental I. Para o fomento das discussões propostas, ancoramos nossas inquietações a partir do levantamento bibliográfico. A pesquisa a partir do campo das infâncias pode (re)estabelecer e estimular a zona de contato entre a Geografia e a Pedagogia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The respective master's thesis aims to establish conceptual relationships to understand how Childhood Geography can promote professorial (re)signification. The guiding problem of this research aims to answer how to overcome the gap between Geography and Pedagogy, in the context of Elementary School I, taking into account the field of childhood in the development of the basic concepts of Geography. As a theoretical assumption, the general objective is to evaluate how the field of childhood permeates the pedagogical work of Geography teachers in Elementary School I. With the purpose of promoting safe paths for study, converging with the general objective, in our specific objectives we analyze whether the field of childhood, constitutes the teaching identity, conjecturing the teaching of Geography in Elementary School I. We discuss the ways in which pedagogues and Geography teachers understand teaching and learning for children, highlighting the aspect of thinking with Geography. Furthermore, we dialogue and understand, through teaching narratives, the teaching of Geography, in relation to pedagogical teachers and graduates in Geography, correlating the strategies used in the development of the fundamental concepts of geographic science in Elementary School I. The methodology used has a qualitative nature, based on the narrative interview and the processing of the collected data, guided by Discursive Textual Analysis (ATD) based on the words given by Geography teachers from Elementary School I. To encourage the proposed discussions, we anchored our concerns based on the bibliographical survey. Research from the field of childhood can (re)establish and stimulate the contact zone between Geography and Pedagogy. | en |
dc.description.abstract | La respectiva tesis de maestría tiene como objetivo establecer relaciones conceptuales para comprender cómo la Geografía Infantil puede promover la (re)significación docente. El problema rector de esta investigación pretende responder cómo superar la brecha entre Geografía y Pedagogía, en el contexto de la Educación Primaria I, teniendo en cuenta el campo de la niñez en el desarrollo de los conceptos básicos de la Geografía. Como supuesto teórico, el objetivo general es evaluar cómo el campo de la niñez permea el quehacer pedagógico de los docentes de Geografía de la Escuela Primaria I. Con el propósito de promover caminos seguros para el estudio, convergiendo con el objetivo general, en nuestros objetivos específicos analizamos si el campo de la niñez, constituye la identidad docente, conjeturando la enseñanza de la Geografía en la Escuela Primaria I. Discutimos las formas en que pedagogos y profesores de Geografía entienden la enseñanza y el aprendizaje de los niños, destacando el aspecto de pensar con Geografía. Además, dialogamos y comprendemos, a través de narrativas didácticas, la enseñanza de la Geografía, en relación con docentes pedagógicos y licenciados en Geografía, correlacionando las estrategias utilizadas en el desarrollo de los conceptos fundamentales de las ciencias geográficas en la Escuela Primaria I. La metodología utilizada tiene un de carácter cualitativo, a partir de la entrevista narrativa y el procesamiento de los datos recolectados, guiados por el Análisis Textual Discursivo (ATD) a partir de palabras dadas por profesores de Geografía de la Escuela Primaria I. Para incentivar las discusiones propuestas, anclamos nuestras inquietudes en base a la estudio bibliográfico. Las investigaciones desde el campo de la infancia pueden (re)establecer y estimular la zona de contacto entre Geografía y Pedagogía. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Childhood geography | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Teacher identity | en |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Narratives | en |
dc.subject | Geografía de la infancia | es |
dc.subject | Enseñanza de Geografía | es |
dc.subject | identidad docente | es |
dc.title | Geografia das infâncias : um campo de estudos da/na (res)significação professoral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208725 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)