Impacto da pandemia da COVID-19 no tempo de identificação, diagnóstico e intervenção da perda auditiva infantil na rede pública de saúde
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: Um programa de triagem auditiva neonatal tem por objetivo garantir que as crianças com perda auditiva permanente sejam identificadas com a maior precocidade possível e a intervenção iniciada nos primeiros meses de vida. Situações como a da pandemia da Covid-19 podem gerar impacto significativo no tempo de identificação, diagnóstico e intervenção das perdas auditivas na infância, uma vez que interferem no funcionamento dos serviços de saúde auditiva da rede pública. Objetivo: Verific ...
Introdução: Um programa de triagem auditiva neonatal tem por objetivo garantir que as crianças com perda auditiva permanente sejam identificadas com a maior precocidade possível e a intervenção iniciada nos primeiros meses de vida. Situações como a da pandemia da Covid-19 podem gerar impacto significativo no tempo de identificação, diagnóstico e intervenção das perdas auditivas na infância, uma vez que interferem no funcionamento dos serviços de saúde auditiva da rede pública. Objetivo: Verificar o impacto da pandemia da Covid-19 no tempo de identificação, diagnóstico e intervenção da perda auditiva de crianças que realizaram a triagem auditiva neonatal na rede pública do município de Porto Alegre. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo em que foram incluídos lactentes nascidos em hospitais da rede pública, com nascimento no primeiro ano de pandemia e comparados com lactentes nascidos antes da pandemia. Foram analisados dados referentes à idade na triagem, no diagnóstico e na intervenção dos lactentes com perda auditiva permanente, bem como o tempo entre cada etapa do processo e comparado com período anterior à pandemia. Também foram analisados dados referentes à prevalência das perdas auditivas, índice de evasão e indicadores de qualidade dos programas de triagem auditiva neonatal. Resultados: Foram coletados dados de 26.101 lactentes distribuídos em dois grupos, conforme período de nascimento, 13.86 lactentes no grupo pandemia e 12.234 lactentes no grupo pré-pandemia. A amostra final foi composta por 132 lactentes, sendo que no grupo pandemia, 26,2% dos lactentes apresentaram perda auditiva permanente e a intervenção foi realizada em 31,2%, com índice de evasão de 44,3%. Ao comparar a idade de diagnóstico e intervenção e os tempos entre os procedimentos nos dois grupos, não houve diferença significativa. No período da pandemia, 56,3% dos lactentes com perda auditiva foram diagnosticados até os 3 meses e apenas 10% receberam intervenção antes dos 6 meses de vida. O número de lactentes diagnosticados até os 3 meses foi significativamente menor no grupo pandemia. Com relação aos indicadores de qualidade do programa de triagem no período da pandemia, a cobertura foi de 85,38%, o índice de encaminhamento para diagnóstico foi de 8,26%, o índice de diagnósticos realizados foi de 55,73% e índice de intervenção audiológica foi de 31,2%, sendo que somente 10% iniciaram a intervenção até os seis meses de vida. Conclusões: Não houve impacto significativo da pandemia da Covid-19 no tempo de identificação da surdez infantil. As idades na triagem e no diagnóstico atendem às recomendações nacionais, porém a idade na intervenção ainda necessita de adequação para garantir menor repercussão da surdez no desenvolvimento infantil. ...
Abstract
Introduction: The aim of a neonatal hearing screening program is to ensure that children with permanent hearing loss are identified as early as possible and intervention begins in the first months of life. Situations such as the Covid-19 pandemic can have a significant impact on the time it takes to identify, diagnose and intervene in childhood hearing loss, since they interfere with the functioning of public hearing health services. Objective: To verify the impact of the Covid-19 pandemic on t ...
Introduction: The aim of a neonatal hearing screening program is to ensure that children with permanent hearing loss are identified as early as possible and intervention begins in the first months of life. Situations such as the Covid-19 pandemic can have a significant impact on the time it takes to identify, diagnose and intervene in childhood hearing loss, since they interfere with the functioning of public hearing health services. Objective: To verify the impact of the Covid-19 pandemic on the time taken to identify, diagnose and intervene in hearing loss in children who underwent neonatal hearing screening in the public health system in the municipality of Porto Alegre. Method: Retrospective cohort study in which infants born in public hospitals in the first year of the pandemic were included and compared with infants born before the pandemic. Data was analyzed on the age at screening, diagnosis and intervention of infants with permanent hearing loss, as well as the time between each stage of the process and compared to the period before the pandemic. Data on the prevalence of hearing loss, the dropout rate and quality indicators for neonatal hearing screening programs were also analyzed. Results: Data was collected from 26,101 infants distributed into two groups according to birth period, 13,86 infants in the pandemic group and 12,234 infants in the pre-pandemic group. The final sample consisted of 132 infants. In the pandemic group, 26.2% of the infants had permanent hearing loss and the intervention was carried out on 31.2%, with a dropout rate of 44.3%. When comparing the age of diagnosis and intervention and the times between procedures in the two groups, there was no significant difference. During the pandemic, 56.3% of infants with hearing loss were diagnosed by the age of 3 months and only 10% received intervention before the age of 6 months. The number of infants diagnosed by 3 months was significantly lower in the pandemic group. With regard to the quality indicators of the screening program during the pandemic, coverage was 85.38%, the rate of referral for diagnosis was 8.26%, the rate of diagnoses made was 55.73% and the rate of audiological intervention was 31.2%, with only 10% starting intervention by six months of age. Conclusions: There was no significant impact of the Covid-19 pandemic on the time taken to identify childhood deafness. The ages at screening and diagnosis meet the national recommendations, but the age at intervention still needs to be adjusted to ensure less repercussions of deafness on child development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
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