Profissão Arquiteta : Enilda Ribeiro e as memórias do debate político-profissional no seu arquivo pessoal
dc.contributor.advisor | Canez, Anna Paula Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Camila Casarotto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-03T06:32:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), tem como objeto de análise o arquivo pessoal de Enilda Ribeiro, sob a guarda do Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Seu objetivo principal é analisar se esse arquivo se constitui como um patrimônio documental. Enilda Ribeiro (1923-2010) foi uma arquiteta e urbanista, pioneira e representativa em seus espaços de ação. Foi a primeira mulher diplomada em curso superior de Arquitetura no Rio Grande do Sul, em 1950. Em coautoria com Demétrio Ribeiro, projetou o prédio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, um dos ícones da Arquitetura Moderna em Porto Alegre. Foi perseguida na Ditadura Civil-Militar: em 1964, foi expurgada da UFRGS e dispensada da Prefeitura de Porto Alegre. Foi a primeira mulher presidenta do IAB-RS (1980-1981) e se destacou no debate políticoprofissional nas entidades de Arquitetura e Urbanismo, principalmente na luta por um conselho profissional próprio. O trabalho analisa o seu arquivo pessoal, que guarda predominantemente documentos institucionais de entidades com as quais se envolveu na década de 1980, cujos conteúdos abarcam o debate sobre a política e o exercício profissional em Arquitetura e Urbanismo, bem como o papel da arquiteta como articuladora nas arenas de debate e como quem se preocupou em guardar essas memórias. Por fim, considera a importância da preservação do arquivo pessoal de Enilda Ribeiro para a memória e a identidade de um campo profissional e para a visibilização da memória de uma mulher arquiteta, mas tensiona as possibilidades da sua patrimonialização. Conclui que a constituição do arquivo como patrimônio documental depende de um olhar atento da coletividade para a sua valoração, bem como a adoção de políticas e práticas de gestão de acervos pela instituição custodiadora e o cumprimento de etapas de patrimonialização, para as quais este trabalho pretende contribuir. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation, presented to the Postgraduate Program in Museology and Heritage of the Federal University of Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), has as its object of analysis the personal archive of Enilda Ribeiro, under the custody of the Institute of Architects of Brazil, Rio Grande do Sul Department (IAB-RS). Its main objective is to analyze if this archive constitutes documentary heritage. Enilda Ribeiro (1923-2010) was an architect and urban planner, pioneer and representative in her spaces of action. She was the first woman to graduate from a higher education course in Architecture in Rio Grande do Sul, in 1950. In co-authorship with Demétrio Ribeiro, she designed the building of the Colégio Estadual Júlio de Castilhos, one of the icons of Modern Architecture in Porto Alegre. She was persecuted during the Civil-Military Dictatorship: in 1964, she was purged from UFRGS and dismissed from Porto Alegre City Hall. She was the first female president of the IAB-RS (1980-1981) and stood out in the political-professional debate in Architecture and Urbanism entities, mainly in the fight for a specific professional council. This work analyzes her personal archive, which predominantly stores institutional documents from entities with which she was involved in the 1980s, whose contents encompass the debate on politics and professional practice in Architecture and Urbanism, as well as the role of the architect as an organizer in the debate arenas and as a person who was concerned with keeping these memories. Finally, it considers the importance of preserving Enilda Ribeiro's personal archive for the memory and identity of a professional field and for making the memory of a woman architect visible, but it stresses the possibilities of its patrimonialization. It concludes that the constitution of the archive as documentary heritage depends on a careful look by the community for its valuation, as well as the adoption of collection management policies and practices by the custodian institution and the fulfillment of patrimonialization stages, for which this work aims to contribute. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Personal archives | en |
dc.subject | Arquivo pessoal | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio documental | pt_BR |
dc.subject | Documentary heritage | en |
dc.subject | Architecture and Urbanism collections | en |
dc.title | Profissão Arquiteta : Enilda Ribeiro e as memórias do debate político-profissional no seu arquivo pessoal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001207735 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Ciências Sociais Aplicadas (6059)