Acrobacias aéreas circenses na educação física escolar : uma revisão integrativa
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento científico sobre a aplicação do conteúdo de acrobacias aéreas circenses, especificamente o tecido acrobático/circense no âmbito escolar, sua importância, objetivos e resultados para formação e atuação dos professores. Objetivos adicionais foram identificar as possibilidades e limitações na aplicação prática, além de mapear a influência da extensão universitária na formação dos professores para o desenvolvimento dos conteúdos. O estudo é do tipo e ...
O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento científico sobre a aplicação do conteúdo de acrobacias aéreas circenses, especificamente o tecido acrobático/circense no âmbito escolar, sua importância, objetivos e resultados para formação e atuação dos professores. Objetivos adicionais foram identificar as possibilidades e limitações na aplicação prática, além de mapear a influência da extensão universitária na formação dos professores para o desenvolvimento dos conteúdos. O estudo é do tipo exploratório qualitativo de pesquisa bibliográfica integrativa. Os critérios de inclusão adotados foram: tipo de documento, palavras-chave, metodologia dos estudos, período de publicação, idioma e disponibilidade na íntegra nas bases selecionadas. Aplicou-se palavras chaves adicionais nas bases de dados com poucos ou resultados nulos. Os critérios de exclusão foram: resultados após a página 6 de busca da palavra-chave, resumos, ausência do tema “tecido acrobático/circense e tecido acrobático/circense na escola” no título ou nos resumos, intervenções sem uso do tecido acrobático/circense. Os dados foram extraídos para uma planilha e um quadro. Utilizou-se análise descritiva e qualitativa a partir de categorias nas classificações criadas. Os resultados apontaram a viabilidade da aplicação dos conteúdos de acrobacias aéreas e tecido no ambiente escolar, como parte do currículo ou extracurricular. A falta de estrutura e verba para aquisição de materiais, ancoragem e segurança na prática do tecido foi a principal limitação. Estratégias pedagógicas para dinamizar a experiência dos alunos com número reduzido de aparelhos se mostraram possíveis. Concluiu-se que aéreos mostram-se como uma prática rica da cultura corporal, diversificada, imbuída de potencial para trabalhar e desenvolver as valências físicas, sociais e cognitivas dos escolares. É necessário que mais instituições forneçam projetos de extensão e cursos de formação continuada para os professores. Indica-se a necessidade de mais pesquisas quanto a aplicabilidade das acrobacias aéreas e tecido circense no âmbito escolar. ...
Abstract
The objective of the study was to analyze the scientific knowledge about the application of circus aerial acrobatics content, specifically the acrobatic/circus fabric in the school environment, its importance, objectives and results for the training and performance of teachers. Additional objectives were to identify limitations and possibilities in practical application, in addition to mapping the influence of university extension on teacher training for content development. The study is of an ...
The objective of the study was to analyze the scientific knowledge about the application of circus aerial acrobatics content, specifically the acrobatic/circus fabric in the school environment, its importance, objectives and results for the training and performance of teachers. Additional objectives were to identify limitations and possibilities in practical application, in addition to mapping the influence of university extension on teacher training for content development. The study is of an exploratory qualitative type of integrative bibliographic research. The inclusion criteria adopted were: document type, keywords, study methodology, publication period, language and availability in full in the selected databases. Additional keywords were applied in the databases with few or null results. Exclusion criteria were: results after keyword search page 6, abstracts, absence of the theme “acrobatic/circus tissue and acrobatic/circus tissue at school” in the title or abstracts, interventions without the use of acrobatic/circus tissue . Data were extracted into a spreadsheet and a table. Descriptive and qualitative analysis was used from categories in the created classifications. The results showed the feasibility of applying the contents of aerial acrobatics and fabric in the school environment, as part of the curriculum or extracurricular. The lack of structure and funds for acquiring materials, anchoring and safety in the fabric practice was the main limitation. Pedagogical strategies to streamline the experience of students with a reduced number of devices proved to be possible. It was concluded that aerials show up as a rich practice of body culture, diversified, imbued with the potential to work and develop the physical, social and cognitive valences of schoolchildren. More institutions need to provide extension projects and continuing education courses for teachers. There is a need for more research on the applicability of aerial acrobatics and circus fabric in the school environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1262)
Este item está licenciado na Creative Commons License