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dc.contributor.advisorLewgoy, Alzira Maria Baptistapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Manuela Nogueira dept_BR
dc.date.accessioned2024-07-20T06:23:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276647pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Estágio em Serviço Social em tempos de pandemia de Covid-19, tendo em vista a autorização da realização do Ensino Remoto Emergencial - ERE pelo Ministério da Educação. Objetiva conhecer as orientações publicizadas sobre o estágio supervisionado em Serviço Social pelas entidades representativas profissionais e acadêmica em virtude da pandemia de Covid-19. O estudo se caracteriza como qualitativo, exploratório e documental. Teve como amostra os documentos disponibilizados pelos sites das entidades representativas da categoria: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESSO e Conselhos Regionais de Serviço Social – CRESS, no período de março de 2020 a março de 2021, que continham orientações a respeito do Estágio Supervisionado em Serviço Social na atual conjuntura. Os documentos coletados foram armazenados em banco de dados, totalizando 20 analisados. A análise documental foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados demonstram que as entidades representativa são espaços que estabelecem debates com a categoria profissional na orientação dos instrumentos que possibilitem a problematização da lógica curricular expressa por uma concepção de ensino e aprendizagem calcada na dinâmica da vida social, o que estabelece os parâmetros para a inserção profissional e acadêmica na realidade sócio-institucional. Os conteúdos reforçam o arcabouço histórico da categoria na defesa da formação de qualidade e crítica, através da defesa de um ensino presencial, demonstrando preocupação com a implementação do ERE nas atividades acadêmicas, tendo em vista o projeto neoliberal de mercantilização do ensino superior que já está em curso no Brasil, além do aprofundamento das desigualdade já existentes entre os estudantes brasileiros. Sobre o estágio reafirmam a concepção de supervisão direta, presencial, que envolve a articulação sistemática entre os profissionais supervisor de campo e o acadêmico e de ambos com o estagiário. Afirmam a necessidade da manutenção das bolsas de estágio aos estudantes como forma de enfrentamento a pandemia, já que muitos dependem financeiramente de tal rendimento. Conclui-se a necessidade de aprofundamento do debate sobre a implementação do ERE no ensino superior brasileiro, seus rebatimentos na formação em Serviço Social e no estágio supervisionado, considerando os processos pedagógicos que envolvem a concretude do estágio e da supervisão. Ou seja, ambos precisam estar em consonância como os princípios ético-políticos e as dimensões do processo formativo, que abrange o estagiário no estabelecimento de relações mediatas entre os conhecimentos teórico-metodológicos e o trabalho profissional, a capacitação técnico-operativa e o desenvolvimento de competências indispensáveis ao exercício da profissão. E por fim, o estudo nos aponta articulação dos segmentos profissional e estudantil neste contexto tão adverso, que anterior a pandemia já se materializava como um patrimônio político, historicamente conquistado na profissão resistindo e contribuindo para a sustentação da direção social do projeto político profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the internship's supervision in Social Service's graduations during the Covid-19 pandemic due to the authorization of Emergency Remote Education - ERE by the Brazilian Ministry of Education. The goal is to get to know the orientations about the supervised internship in Social Service publicized by the professional and academic entities due to the Covid-19 pandemic. The study is characterized as qualitative, exploratory, and documental research. The samples were the documents available in the websites of the entities: Brazilian Association of Education and Research in Social Service - ABEPSS, Federal Council of Social Service - CFESS, National Executive of Social Service's Students - ENESSO, and the Regional Councils of Social Service - CRESS, between march 2020 and march 2021, with orientations about the supervised internship in Social Service in this context. The collected data was stored in a database, with a total amount of 20 documents analyzed. The documental analysis was carried out through the technique of Content Analysis under Bardin's perspective. The results show that the entities are institutions that establish debates within the professionals for the orientation of instruments to enable the problematization of the curricular thinking expressed by a conception of education and learning directed to the social life, which establishes parameters to the professional and academic insertion in the socio-institutional reality. The contents reinforce the historical framework of the profession for the defense of a critical and high-class formation, through the support of a presential education, showing concerns with the implementation of ERE in the academic activities, since the neoliberal project of education's mercantilization is happening in Brazil, and also since it deepens the already existing inequalities between Brazilian academic students. About the internship, the documents reinforce the conception of direct supervision, in person, which involves the systematic articulation between the professional supervising in loco and the academic supervisor, and also between them and the intern. The entities affirm the need to maintain the scholarships to the students as a tool to face the pandemic since many of them need these resources. The conclusions are for the need to deepen the debate about the implementation of ERE in Brazilian graduations, and its reflexes in the Social Service formation and in the supervised internship, considering the pedagogical processes that are involved in the concreteness of internship and supervision. In other words, both need to be in accordance with the ethical-political principles and with the dimensions of the formative process, which includes the intern to establish relations between the theoretical-methodological knowledge and the professional work, the technical-operative capacitation, and the development of indispensable competencies to the professional praxis. The study, in the end, points to the articulation in the professional and educational segments in this very adverse context, that, even before the pandemic, was already a political heritage, historically achieved in the profession, resisting and contributing to support the direction of the political-professional project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectSocial service formationen
dc.subjectOrganizações profissionaispt_BR
dc.subjectSupervised internship in social serviceen
dc.subjectEntities of professional categoryen
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAcademic entityen
dc.subjectCovid-19 pandemicen
dc.subjectServiço social : Formação profissional : Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleEstágio em Serviço Social em tempos da pandemia (COVID 19) : um estudo das orientações estratégicas e coletivas das entidades representativas profissionais e acadêmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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