Práticas educacionais e perspectivas dos docentes do IFCH relacionadas ao ensino remoto emergencial na UFRGS
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professo ...
A velocidade com que o coronavírus se disseminou trouxe inúmeros desafios para as nações, como a pressão sobre os sistemas de saúde e as crises econômicas decorrentes da necessidade de distanciamento social. No âmbito da educação, a principal dificuldade foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo a única opção de ensino possível enquanto durou a pandemia de COVID-19. O objetivo deste estudo, com efeito, foi identificar e analisar as práticas de ensino e percepções de professores sobre o ERE, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) durante a pandemia de COVID-19. Foram realizadas 13 entrevistas com o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Os resultados apontam para um perfil altamente qualificado dos docentes, que superou dificuldades iniciais relativas à característica emergencial da implantação do ensino remoto. É de extrema relevância as perspectivas dos docentes sobre a contribuição do ERE para a possibilidade de ensino mais flexível e sobre a herança do ERE para o futuro do ensino superior, indicando a tendência pela adoção ensino híbrido. ...
Abstract
The speed with which the coronavirus spread has brought numerous challenges to nations, such as pressure on healthcare systems and economic crises resulting from the need for social distancing. In the field of education, the main difficulty was the implementation of Emergency Remote Education (ERE), being the only possible teaching option while the COVID-19 pandemic lasted. The objective of this study, in fact, was to identify and analyze teaching practices and teachers' perceptions about ERE, ...
The speed with which the coronavirus spread has brought numerous challenges to nations, such as pressure on healthcare systems and economic crises resulting from the need for social distancing. In the field of education, the main difficulty was the implementation of Emergency Remote Education (ERE), being the only possible teaching option while the COVID-19 pandemic lasted. The objective of this study, in fact, was to identify and analyze teaching practices and teachers' perceptions about ERE, carried out at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) during the COVID-19 pandemic. 13 interviews were carried out with the teaching staff of the Institute of Philosophy and Human Sciences (IFCH) at UFRGS. The results point to a highly qualified profile of teachers, who overcame initial difficulties related to the emergency nature of implementing remote teaching. The perspectives of teachers on the contribution of ERE to the possibility of more flexible teaching and on the legacy of ERE for the future of higher education are extremely relevant, indicating the trend towards adopting hybrid teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (750)
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