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dc.contributor.advisorPizzato, Michelle Camarapt_BR
dc.contributor.authorAnjos, Aline Lima dospt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T05:56:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276328pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar como a educação baseada em STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências de estudantes da Educação Básica, analisando seus limites possibilidades de aprendizagem, a partir da temática sobre polímeros e biopolímeros. Para isso, foi ofertado um curso de extensão à distância para alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática do curso englobou conhecimentos sobre polímeros e biopolímeros, análise de artigos, estudo de caso e criação de um projeto pelos mesmos. Foram utilizados como dados as respostas a questionários de conhecimentos prévios e as demais produções textuais elaboradas durante o decorrer do curso, além das gravações das aulas. A análise dos dados foi baseada na análise textual discursiva. Para avaliação dos resultados obtidos, foram criadas categorias de análise: ciências (química e biologia) tecnologia, engenharia, matemática, conhecimentos ambientais e conhecimentos sociocientíficos. As categorias foram avaliadas no decorrer das atividades propostas para os estudantes, onde podemos concluir que a proposta didática baseada no ensino STEM promove resultados satisfatórios para o ensino de ciências, no sentido de desenvolver conhecimentos científicos, tecnológicos, matemáticos, sociocientíficos e ambientais em maior ou menor grau dependendo do tipo de atividade realizada.pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to analyze how education based on STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) can contribute to learning in science teaching for Basic Education students, analyzing its limits on learning possibilities, based on the topic of polymers and biopolymers. To this end, a distance extension course was offered to students enrolled in Integrated High School courses at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. The course's didactic proposal encompassed knowledge about polymers and biopolymers, article analysis, case study and creation of a project by them. The answers to prior knowledge questionnaires and other textual productions prepared during the course, in addition to class recordings, were used as data. Data analysis was based on discursive textual analysis. To evaluate the results obtained, analysis categories were created: sciences (chemistry and biology), technology, engineering, mathematics, environmental knowledge and socio-scientific knowledge. The categories were evaluated during the activities proposed for students, where we can conclude that the didactic proposal based on STEM teaching promotes satisfactory results for science teaching, in the sense of developing scientific, technological, mathematical, socio-scientific and environmental knowledge to a greater or greater extent. lesser degree depending on the type of activity carried out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSTEMen
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectBiopolymersen
dc.subjectBiopolímerospt_BR
dc.subjectPolymersen
dc.subjectScience educationen
dc.titleSTEM education no ensino de Ciências utilizando a temática sobre polímeros e biopolímerospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001205610pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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