Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Marcia Cristina Bernardespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jônatas Batistapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T05:56:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276322pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar os impactos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na prestação de serviços às Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O estudo é fundamentado na atuação do autor como analista de negócios na RNP desde 2014, no âmbito do contrato de cooperação entre a RNP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca fortalecer e estimular o desenvolvimento científico através da melhoria dos processos de Tecnologia da Informação e Comunicação na CAPES. A motivação para a escolha deste tema reside em demonstrar os benefícios obtidos pelas IES por meio dos serviços fornecidos pela RNP, uma Organização Social (OS). A pesquisa colabora com a Ciência e Tecnologia ao destacar os investimentos realizados no Ensino Superior do Brasil através do fomento realizado pela RNP, evidenciando serviços como o Encontro Remoto e a Conferência Web. Esses serviços oferecem funcionalidades que facilitam a defesa de teses de dissertações a distância, tendo sido realizadas mais de 1227 defesas de tese de dissertação, sendo 454 em 2019 e 554 no primeiro quadrimestre de 2020, conforme relatório da RNP de 2020. Ao examinar os impactos da RNP no fornecimento de serviços às IES, esta pesquisa busca contribuir para a compreensão do papel fundamental da RNP na promoção do desenvolvimento científico e na melhoria dos processos de TI e comunicação nas IES brasileiras. Os resultados podem servir como base para aprimorar as parcerias entre a RNP e as IES, além de evidenciar a importância do investimento em infraestrutura tecnológica para o avanço da pesquisa acadêmica no país.pt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation aims to assess the impacts of the National Education and Research Network (RNP) on the provision of services to Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil. The study is based on the author's role as a business analyst at RNP since 2014, within the framework of the cooperation agreement between RNP and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), which seeks to strengthen and stimulate scientific development through the improvement of Information Technology and Communication processes at CAPES. The motivation for choosing this topic lies in demonstrating the benefits obtained by HEIs through the services provided by RNP, a Social Organization (SO). The research contributes to Science and Technology by highlighting the investments made in Higher Education in Brazil through RNP's support, highlighting services such as Remote Meetings and Web Conferences. These services offer functionalities that facilitate the defense of dissertations and theses remotely, with more than 1,227 dissertation defenses having been conducted, with 454 in 2019 and 554 in the first quarter of 2020, as reported by RNP in 2020. By examining the impacts of RNP on the provision of services to HEIs, this research aims to contribute to the understanding of the fundamental role of RNP in promoting scientific development and improving IT and communication processes in Brazilian HEIs. The results can serve as a basis for enhancing partnerships between RNP and HEIs, as well as highlighting the importance of investing in technological infrastructure for the advancement of academic research in the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial Organizationen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectRede de Ensinopt_BR
dc.subjectCoordination for the Improvement of Higher Education Personnelen
dc.subjectPortais da Webpt_BR
dc.subjectNational Education and Research Networken
dc.titleRede nacional de ensino e pesquisa e seus impactos na prestação de serviços às instituições de ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGheno, Ediane Mariapt_BR
dc.identifier.nrb001205836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples