Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Adriana Jorge Lopes Machadopt_BR
dc.contributor.authorMato, Mayura Antunes dept_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T06:09:45Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276241pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso apresenta e registra a proposta de disciplina "Karinanga Wa Karinanga - uma proposta de disciplina em afroperspectiva no ensino superior de artes cênicas. Sua estrutura conta com um breve resumo da trajetória da autora durante a graduação em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), seguido de um breve apanhado de marcos históricos do movimento negro, culminando na lei.10.639/03, com vistas no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A disciplina proposta possui uma abordagem teórico-prática, voltada para ensino superior, em especial para o curso de graduação em Teatro da UFRGS. A fundamentação teórica do trabalho foi amparada em autores pretos e pretas da Filosofia Africana, da Educação e das Artes Cênicas, tais como: Molefi Kete Asante, Renato Noguera, Azoilda Loretto Trindade, Nilma Lino Gomes, Thiago Pirajira.pt_BR
dc.description.abstractThis end-of-course paper is a record of the proposal for the subject "Karinanga Wa Karinanga - a proposal for a subject with an Afroperspective in higher education in the performing arts", following the same order of presentation on the 2024 graduation panel for the written text. It presents a brief summary of the graduate student's career, a brief overview of the historical milestones of the black movement up to Law 10.639/03, and the National Plan for the Implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro- Brazilian and African History and Culture. The subject presented has a theoretical- practical methodology, aimed at higher education specifically for the undergraduate course in performing arts at the Federal University of Rio Grande do Sul. The theoretical basis of the work was supported by black authors from African Philosophy, Education and Performing Arts, such as: Molefi Kete Asante, Renato Noguera, Azoilda Loretto Trindade, Nilma Lino Gomes, Thiago Pirajira.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectAfroperspectivapt_BR
dc.subjectAfroperspectiveen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleKarinanga wa karinanga : uma proposta de disciplina curricular em afroperspectiva para o curso de graduação em Artes Cênicas oferecido na Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001206503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples