Em busca de uma poética da infância : o atlas e a mancha, o trajeto da memória
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa pesquisa parte de uma reflexão acerca da minha produção em artes visuais a partir do encontro com trabalhos da infância. Esses trabalhos são chamados, aqui, de imagens da infância, sendo compostos por garatujas e atividades de pintura pertencentes ao período no qual eu era criança. A partir desse encontro, reflito sobre o olhar para a produção poética, resultando, assim, em uma série de novos trabalhos provenientes dessas imagens da infância. Partindo desse momento alegórico, a pesquisa di ...
Essa pesquisa parte de uma reflexão acerca da minha produção em artes visuais a partir do encontro com trabalhos da infância. Esses trabalhos são chamados, aqui, de imagens da infância, sendo compostos por garatujas e atividades de pintura pertencentes ao período no qual eu era criança. A partir desse encontro, reflito sobre o olhar para a produção poética, resultando, assim, em uma série de novos trabalhos provenientes dessas imagens da infância. Partindo desse momento alegórico, a pesquisa dialoga com questões de memória afetiva e é apresentado um atlas que perpetua três esferas, sendo elas: memória de latência, memória arquivada e memória ativa. É neste atlas que estruturo um campo mnemônico, cujo objetivo é apresentar comparativos dos elementos visuais e do trajeto do gesto. O processo, então, desdobra-se na refiguração das imagens da infância e na criação do atlas. Além disso, discuto questões a respeito do gesto e do trajeto deixado por ele no caminho do processo, refletindo sobre como deslocamentos e vivências impactam no fazer criador, resultando, assim, em diversas pinturas que anuncio ao longo do manuscrito. Ressalto, ainda, como os cadernos-diários nutrem forte importância nos meus processos artísticos, assim como a incidência da mancha, do rabisco e da palavra, que são elementos tão presentes e significativos em meus trabalhos. A pesquisa é uma constante trama de temporalidades e momentos significativos que precisam ser criados e recriados por meio da produção em pintura. O suporte teórico que faz parte da dissertação perpassa pelas áreas da arte, filosofia, psicologia e literatura, de modo que a bibliografia principal é composta por: Gaston Bachelard, Cecília Almeida Salles, Roland Barthes, Silvia Cusicanqui, Charles Baudelaire, António Damásio, Edith Derdyk e Nichan Dichtchekenian. Dentre as conexões artísticas, busco tecer um diálogo com: Joan Mitchell, Lee Krasner, Gerhard Richter, Mark Rothko, Cy Twombly, Teresa Poester, Priscila Pinto e Kasmin Biscaro. A literatura também foi um ponto de apoio para as reflexões elaboradas aqui e, assim, algumas obras de Adélia Prado, Hilda Hilst e Anne Sexton me ajudaram na expressão dos pontos de vista diante do processo artístico. ...
Abstract
This research stems from a reflection about my visual arts work from encounters with childhood productions. These works are named here childhood images, which comprise doodles and painting assignments from when I was a child. From this encounter, I reflect on the gaze into the poetic production, thus resulting in a series of new works deriving from those childhood images. Starting from this allegorical moment, the research converses with matters related to an affective memory and is presented i ...
This research stems from a reflection about my visual arts work from encounters with childhood productions. These works are named here childhood images, which comprise doodles and painting assignments from when I was a child. From this encounter, I reflect on the gaze into the poetic production, thus resulting in a series of new works deriving from those childhood images. Starting from this allegorical moment, the research converses with matters related to an affective memory and is presented in the form of an atlas, which sustains three spheres: latency memory, archived memory and active memory. In this atlas I structure a mnemonic field, whose goal is to present comparisons between the visual elements and the trajectory of the gesture. The process, thus, unfolds into the refiguration of the childhood images and the creation of the atlas. Furthermore, I discuss questions concerning the gesture and the trace if leaves along the process, reflecting on how displacements and experiences impact the creative process, thus resulting in diverse paintings that I disclose throughout the manuscript. I further highlight how the notebook-diaries bear an important role in my artistic processes, as do the blotches, the doodles and the words, which are highly significant and preponderous in my work. The research is a constant lattice of temporalities and significant moments that must be created and recreated through paintings. The theoretical foundation of the dissertation overarch the fields of art, philosophy, psychology and literature, with the main bibliography consisting of: Gaston Bachelard, Cecília Almeida Salles, Roland Barthes, Silvia Cusicanqui, Charles Baudelaire, António Damásio, Edith Derdyk and Nichan Dichtchekenian. Among the artistical connections, I seek to weave a dialogue with: Joan Mitchell, Lee Krasner, Gerhard Richter, Mark Rothko, Cy Twombly, Teresa Poester, Priscila Pinto and Kasmin Biscaro. Literatury works were also a point of support for the reflexions ellaboarated here. As such, some works from Adélia Prado, Hilda Hilst and Anne Sexton have helped me to express points of view on the artistic process. ...
Résumé
Cette recherche découle d'une réflexion sur mon travail en arts visuels à partir de rencontres avec des productions de l'enfance. Ces oeuvres sont ici nommées images d’enfance, qui comprennent des griffonnages et des activités de peinture datant de mon enfance. De cette rencontre, je réfléchis sur le regard porté sur la production poétique, aboutissant ainsi à une série de nouvelles oeuvres dérivant de ces Images d'Enfance. Partant de ce moment allégorique, la recherche dialogue avec des questi ...
Cette recherche découle d'une réflexion sur mon travail en arts visuels à partir de rencontres avec des productions de l'enfance. Ces oeuvres sont ici nommées images d’enfance, qui comprennent des griffonnages et des activités de peinture datant de mon enfance. De cette rencontre, je réfléchis sur le regard porté sur la production poétique, aboutissant ainsi à une série de nouvelles oeuvres dérivant de ces Images d'Enfance. Partant de ce moment allégorique, la recherche dialogue avec des questions liées à une mémoire affective et se présente sous la forme d'un atlas, qui soutient trois sphères : la mémoire de latence, la mémoire archivée et la mémoire active. Dans cet atlas je structure un champ mnémotechnique, dont le but est de présenter des comparaisons entre les éléments visuels et la trajectoire du geste. Le processus se déroule ainsi dans la refiguration des images d'enfance et la création de l'atlas. De plus, je discute des questions concernant le geste et la trace qu'il laisse tout au long du processus, réfléchissant à la façon dont les déplacements et les expériences impactent le processus créatif, aboutissant ainsi à diverses peintures que j’annonce tout au long du manuscrit. Je souligne ensuite combien les cahiersjournaux tiennent une place importante dans mes démarches artistiques, tout comme les taches, les griffonnages et les mots, qui sont hautement significatifs et prépondérants dans mon travail. La recherche est un treillis constant de temporalités et de moments significatifs qui doivent être crées et recrées à travers la peinture. Les fondements théoriques de la dissertation couvrent les domaines de l'art, de la philosophie, de la psychologie et de la littérature, la bibliographie principale étant composée de : Gaston Bachelard, Cecília Almeida Salles, Roland Barthes, Silvia Cusicanqui, Charles Baudelaire, António Damásio, Edith Derdyk et Nichan Dichtchekenian. Parmi les connexions artistiques, je cherche à tisser un dialogue avec : Joan Mitchell, Lee Krasner, Gerhard Richter, Mark Rothko, Cy Twombly, Teresa Poester, Priscila Pinto et Kasmin Biscaro. Les oeuvres littéraires ont également été un point d'appui pour les réflexions ici développées. Ainsi, certaines oeuvres d'Adélia Prado, Hilda Hilst et Anne Sexton m'ont aidé à exprimer des points de vue sur le processus artistique. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2871)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License