Choro : patrimônio imaterial e cultura popular no processo de registro nacional do IPHAN
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Choro : intangible heritage and popular culture in the IPHAN national registration process
Assunto
Resumo
O presente texto comunica os resultados da pesquisa concentrada na área da etnomusicologia, propondo uma relação direta com patrimônio imaterial. Estabelecemos assim, um postulado inicial que perpassa os campos: a preocupação com as pessoas. O conteúdo empírico desta investigação é constituído através de uma etnografia do processo instrutivo de registro do choro como patrimônio imaterial perante o IPHAN. O objetivo é circunscrever algumas propostas no vínculo sugerido em primazia, entre elas, o ...
O presente texto comunica os resultados da pesquisa concentrada na área da etnomusicologia, propondo uma relação direta com patrimônio imaterial. Estabelecemos assim, um postulado inicial que perpassa os campos: a preocupação com as pessoas. O conteúdo empírico desta investigação é constituído através de uma etnografia do processo instrutivo de registro do choro como patrimônio imaterial perante o IPHAN. O objetivo é circunscrever algumas propostas no vínculo sugerido em primazia, entre elas, os “novos estudos sobre cultura popular”, conforme sugere Martha Abreu e outros, que são provenientes do campo do folclore e aceitos como eminente campo de trabalho em prol da diversidade identitária, artística e política. A partir do reconhecimento de determinado bem imaterial, o conceito de sustentabilidade proposto por Jeff Titon possibilita uma análise política da forma de expressão choro no processo atual de patrimonialização, considerando as possibilidades contemporâneas de difusão dessas culturas e a influência de projetos e políticas de patrimônio imaterial e o impacto nas comunidades detentoras (Anthony Seeger). Finalmente, a partir da valorização das expectativas, subjetividades e afetos das detentoras e detentores elucidam-se os signos discursivos que envolvem o choro como patrimônio imaterial do Brasil sob a ótica da transmodernidade (Enrique Dussel). Pretendemos assim, sugerir novas perspectivas de agenciamento e participação social entre as pessoas representadas. ...
Abstract
This text communicates the results of research concentrated in the area of ethnomusicology, proposing a direct relationship with intangible heritage. We thus establish an initial postulate that permeates the fields: concern for people. The empirical content of this investigation is constituted through an ethnography of the instructive process of registering choro as an intangible heritage before IPHAN. The objective is to circumscribe some proposals in the link suggested in primacy, among them, ...
This text communicates the results of research concentrated in the area of ethnomusicology, proposing a direct relationship with intangible heritage. We thus establish an initial postulate that permeates the fields: concern for people. The empirical content of this investigation is constituted through an ethnography of the instructive process of registering choro as an intangible heritage before IPHAN. The objective is to circumscribe some proposals in the link suggested in primacy, among them, the “new studies on popular culture” as suggested by Martha Abreu and others, which come from the field of folklore and accepted as an eminent field of work in favor of identity diversity, artistic and political. Based on the recognition of a certain intangible asset, the concept of sustainability proposed by Jeff Titon enables a political analysis of the form of expression choro in the current process of patrimonialization, considering the contemporary possibilities of dissemination of these cultures and the influence of intangible heritage projects and policies and the impact on holding communities (Anthony Seeger). Finally, by valuing the expectations, subjectivities and affections of the holders, the discursive signs that involve choro as an intangible heritage of Brazil are elucidated from the perspective of transmodernity (Enrique Dussel). We thus intend to suggest new perspectives of agency and social participation among the people represented. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2871)Música (412)
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