Pedagogia do caldeirão : transgressões e intuições sobre a construção da identidade docente
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulhere ...
A Pedagogia do Caldeirão: transgressões e intuições, tem por objetivo promover a reflexão para a ação acerca de questões que envolvem a formação e o trabalho docente tendo por base experiências práticas em Educação Popular. Para isso são evocadas memórias acerca de minha atuação, como arte-educadora, em projetos socioculturais. A escrita realiza-se sob o prisma do termo herstory, que parte de uma perspectiva feminista e tem como premissa (re)escrever a história segundo a experiência das mulheres. As temáticas suscitadas neste trabalho concentram-se em problematizar e aprofundar questões sobre a importância, a valorização e a função social da linguagem do teatro no processo de ensino e aprendizagem. Para que o teatro na educação possa assumir sua potência de reinvenção e transformação dos paradigmas de opressão e dominação aos quais estamos submetidos em nossa sociedade baseada no sistema patriarcal. ...
Abstract
Caldeirão Pedagogy: transgressions and intuitions about the construction of teaching identity, aims to promote reflection for action on issues involving training and teaching work based on practical experiences in Popular Education. To do this, memories are invoked about my work, as an art educator, in sociocultural projects. The writing takes place under the prism of the term herstory, which starts from a feminist perspective and has the premise of (re)writing history according to women's expe ...
Caldeirão Pedagogy: transgressions and intuitions about the construction of teaching identity, aims to promote reflection for action on issues involving training and teaching work based on practical experiences in Popular Education. To do this, memories are invoked about my work, as an art educator, in sociocultural projects. The writing takes place under the prism of the term herstory, which starts from a feminist perspective and has the premise of (re)writing history according to women's experiences. The themes raised in this work focus on problematizing and deepening questions about the importance, valorization and social function of the language of theater in the teaching and learning process. So that theater in education can assume its power to reinvent and transform the paradigms of oppression and domination to which we are subjected in our society based on the patriarchal system. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License