Através da dança nosso poder floresce : criações cênicas inspiradas pelo universo pop a partir de uma pedagogia feminista
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa busca analisar, refletir e compreender sobre como a dança, estimulada por referências do universo pop, pode se tornar uma ferramenta para ampliar as discussões feministas em trabalhos de base embasada na pedagogia feminista. A análise reflexiva partiu das experiências desenvolvidas pela arte-educadora no Estúdio KHAOS, na cidade de Montenegro/RS, onde foi desenvolvida a proposta de Empoderamento Feminino através da Dança. A metodologia da pesquisa se relaciona com o conceito ...
A presente pesquisa busca analisar, refletir e compreender sobre como a dança, estimulada por referências do universo pop, pode se tornar uma ferramenta para ampliar as discussões feministas em trabalhos de base embasada na pedagogia feminista. A análise reflexiva partiu das experiências desenvolvidas pela arte-educadora no Estúdio KHAOS, na cidade de Montenegro/RS, onde foi desenvolvida a proposta de Empoderamento Feminino através da Dança. A metodologia da pesquisa se relaciona com o conceito de Dança Contempop, bem como está amparada pela A/R/Tografia e com a própria pesquisa feminista. A pesquisa contou com alunas-colaboradoras, que haviam vivenciado experiências artísticas no Estúdio KHAOS, e participaram dela através de questionário e entrevistas semi-estruturadas. O objetivo foi analisar e refletir com elas sobre “como que estas experiências em dança, estimuladas pelo universo pop, contribuíram para expressão individual e coletiva e compreensão das participantes a respeito das discussões feministas” e “como que estes processos reverberaram nelas posteriormente, podendo ser relacionados em seus cotidianos”. Ao todo 17 alunas participaram do questionário e 6 delas participaram das entrevistas da segunda etapa. Como resultado foi percebido que processos arte-educativos permeados por diálogo, escuta e sororidade, bem como ambientes colaborativos, reflexivos e afetuosos contribuíram para um desenvolvimento pessoal, expressivo e crítico bastante significativo. Além disso, ficou evidente as relações e conexões realizadas pelas alunas através da cultura pop com as experiências em dança associadas às discussões feministas, e que estes referenciais aproximaram as alunas das pautas, não só as estimulando criativamente, mas proporcionando o desenvolvimento de subjetividades, empatia e autoestima. Foi percebido que questões simbolizadas em corpos em movimento podem tornar-se possibilidades de expressão de identidades e relações de pertencimento, inclusive aprofundando o conceito de empoderamento. ...
Abstract
This research seeks to reflect and understand how dance, stimulated by references from the pop universe, can become a tool to expand feminist discussions in preliminary work based on feminist pedagogy. The reflective analysis came from the experiences developed by the art educator at KHAOS Studio, in the city of Montenegro/RS, where the proposal for Female Empowerment through Dance was developed. The research methodology is related to the concept of Contempop Dance, as well as being supported b ...
This research seeks to reflect and understand how dance, stimulated by references from the pop universe, can become a tool to expand feminist discussions in preliminary work based on feminist pedagogy. The reflective analysis came from the experiences developed by the art educator at KHAOS Studio, in the city of Montenegro/RS, where the proposal for Female Empowerment through Dance was developed. The research methodology is related to the concept of Contempop Dance, as well as being supported by A/R/Tography and feminist research itself. The research included student collaborators, who had experienced artistic experiences at KHAOS Studio, and participated in it through a questionnaire and semi-structured interviews. The objective was to reflect with them on “how these dance experiences, stimulated by the pop universe, contributed to individual and collective expression and understanding of the participants regarding feminist discussions” and “how these processes reverberated in them later, being able to be related in their daily lives.” In total, 17 students participated in the questionnaire and 6 of them participated in the second stage interviews. As a result, it was realized that art-educational processes permeated by dialogue, listening and sisterhood, as well as collaborative, reflective and affectionate environments contributed to a very significant personal, expressive and critical development. Furthermore, the relationships and connections made by the students through pop culture and dance experiences associated with feminist discussions became evident, and that these references brought the students closer to the agenda, not only stimulating them creatively, but providing the development of subjectivities, empathy and self-esteem. It was realized that issues symbolized in moving bodies can become possibilities for expressing identities and relationships of belonging, including deepening the concept of empowerment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2889)Artes Cênicas (220)
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