Explosões e imprevisibilidades semióticas na prática hipersticional do CCRU
dc.contributor.advisor | Rosário, Nísia Martins do | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Rodrigo Fernandez dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:38:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274260 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia busca, a partir de uma perspectiva comunicacional e da Semiótica da Cultura, compreender algumas das dinâmicas do perfil e da produção teórico-ficcional do Cybernetic Culture Research Unit (CCRU), lendo-o como um fenômeno e processo cultural que é, ao mesmo tempo, produto da confluência de diversos textos culturais e produtor de tantos outros. Por um viés lotmaniano, fazemos uma revisão bibliográfica do contexto e de parte da produção do coletivo, posicionando-os como tradutores de distintas tradições e mobilizadores de um tipo particular de produção cultural que, através do conceito que criam de hiperstição, inserimos sob o escopo de uma possível epistemologia fabulatória. Propomos, em seguida, um procedimento teórico-reflexivo que entrecruza os desenvolvimentos tardios da obra de Lotman e as produções do grupo, considerando-as como articuladores e exemplos de um pensamento sobre a Comunicação que privilegia o ruído, a tensão, o conflito e a desconfiança como forma de tensionamento de sistemas semióticos e criação de novos sentidos e possibilidades antes imprevisíveis. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks, from a communicational perspective and through the Semiotics of Culture, to understand some of the dynamics of the profile and the theoretical-fictional production of the Cybernetic Culture Research Unit (CCRU), reading it as a cultural phenomenon and process that is, at the same time, a product of the confluence of various cultural texts and a producer of many others. Through a lotmanian lens, we conduct a bibliographic review of the context and part of the collective's production, positioning them as translators of different traditions and mobilizers of a particular type of cultural production that, through the concept they create of hyperstition, we place under the scope of a possible fabulatory epistemology. We then propose a theoretical-reflective procedure that intertwines the late developments of Lotman's work and the group's productions, considering them as articulators and examples of a thought on Communication that privileges noise, tension, conflict, and mistrust as a way of stressing semiotic systems and creating new meanings and possibilities previously unpredictable. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Semiótica da cultura | pt_BR |
dc.subject | Hyperstition | es |
dc.subject | Semiotics of culture | es |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Theory-fiction | es |
dc.subject | Fabulatory epistemology | es |
dc.subject | Semiotic explosions | es |
dc.title | Explosões e imprevisibilidades semióticas na prática hipersticional do CCRU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silveira, Fabricio Lopes da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199416 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1829)