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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorFerneda, Pedro Landgraf Piccolopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274258pt_BR
dc.description.abstractA França é uma das maiores potências mundiais e exerce sua influência em todo o mundo por diversos meios, como a moda, a gastronomia, a arquitetura e o esporte. O Tour de France, evento esportivo que ocorre anualmente no país, é a maior competição de ciclismo do mundo e um dos eventos esportivos mais assistidos anualmente, com mais de 100 anos de história. Com o intuito de contribuir para uma melhor compreensão da importância do Tour de France para a República Francesa, este trabalho foi elaborado, sob a ótica das Relações Públicas Internacionais, com o objetivo principal de apontar indícios de que o Tour de France apresenta características que o converte em instrumento de soft power da França. Para contemplar o objetivo, foi construído um percurso metodológico qualitativo que consistiu numa pesquisa bibliográfica e audiovisual com o propósito de estabelecer uma base teórica que permitisse interpretar a importância do Tour de France para o país em termos de veiculação de valores positivos pelo mundo. Para isso, foi utilizado, como norteador do trabalho, o conceito de soft power, ou poder suave, de Joseph Nye (2005), que pode ser entendido como a habilidade de um país para influenciar indiretamente o comportamento de outros países por meios culturais ou ideológicos. Concluiu-se que o Tour de France possui características importantes para a sua definição como instrumento de soft power para a França. Para além de um evento esportivo, ele é também um evento cultural e de entretenimento, tais qualidades permitem que ele tenha um impacto positivo na veiculação da imagem do país, constatado pelo aumento de pesquisas a respeito de localidades da França e pelo aumento do número de turistas durante as etapas.pt_BR
dc.description.abstractFrance is one of the world's greatest powers and exerts its influence across the world through various means, such as fashion, gastronomy, architecture and sport. The Tour de France, a sporting event that takes place annually in the country, is the largest cycling competition in the world and one of the most watched sporting events annually, with more than 100 years of history. With the aim of contributing to a better understanding of the importance of the Tour de France for the French Republic, this work was prepared, from the perspective of International Public Relations, with the main objective of pointing out signs that the Tour de France presents characteristics that becomes an instrument of soft power in France. To achieve the objective, a qualitative methodological path was constructed that consisted of bibliographical and audiovisual research with the purpose of establishing a theoretical basis that would allow interpreting the importance of the Tour de France for the country in terms of conveying positive values around the world. For this purpose, the concept of soft power, by Joseph Nye (2005), was used as a guide for the work, which can be understood as the ability of a country to indirectly influence the behavior of other countries through cultural or ideological means. . It was concluded that the Tour de France has important characteristics for its definition as an instrument of soft power for France. In addition to being a sporting event, it is also a cultural and entertainment event, qualities that allow it to have a positive impact on conveying the country's image, as evidenced by the increase in research on locations in France and the increase in the number of tourists during the steps.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações públicas internacionaispt_BR
dc.subjectTour de Franceen
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectFranceen
dc.subjectCiclismopt_BR
dc.subjectCyclingen
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectInternational public relationsen
dc.titleSoft power sob pedais : o Tour de France como mecanismo de projeção internacional da República Francesapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199345pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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