Valorant e os sentidos da brasilidade : uma análise do videoclipe “A cor da cidade”
dc.contributor.advisor | Leites, Bruno Bueno Pinto | pt_BR |
dc.contributor.author | Felisberto, Giovanna de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:37:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274244 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo delinear, descrever e problematizar a construção da brasilidade no videoclipe "Raze - A Cor da Cidade", integrante da narrativa transmidiática do jogo Valorant. Para a elaboração da pesquisa, foi realizada a leitura do livro "Cultura de Convergência" de Henry Jenkis (2009), proporcionando uma compreensão mais aprofundada do conceito de narrativa transmidiática. Essa leitura permitiu a identificação do formato videoclipe como uma ferramenta exploratória da transmídia. Ao analisar os signos presentes no videoclipe, a autora destaca três seções capazes de abordar os sentidos de forma mais sucinta, nomeadas como: "Signos da Brasilidade: Cenário", "Signos da Brasilidade: Objetos" e "Signos da Narrativa Transmidiática". Essa divisão facilitou a identificação dos sentidos de brasilidade abordados, incluindo a significância da ocupação urbana na construção da brasilidade, evidenciada na personagem Raze e no videoclipe. Outro aspecto destacado é a importância de objetos como filtro de barro, jarra de abacaxi, carranca, namoradeira e atabaque, que fazem referências populares à tradição brasileira. Por último, a narrativa transmidiática é enriquecida pela integração entre jogadores e a cinematic que compõe o vídeo, estimulando discussões nas redes sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to outline, describe, and problematize the construction of Brazilian identity in the music video "Raze - A Cor da Cidade," which is part of the transmedia narrative of the game Valorant. In the development of the research, the author consulted the book "Convergence Culture" by Henry Jenkins (2009), providing a deeper understanding of the concept of transmedia narrative. This reading allowed the identification of the music video format as an exploratory tool of transmedia. While analyzing the signs present in the music video, the author highlights three sections capable of addressing the meanings more succinctly, named as "Signs of Brazilianness: Scenario," "Signs of Brazilianness: Objects," and "Signs of Transmedia Narrative." This division facilitated the identification of the Brazilianness meanings addressed, including the significance of urban occupation in the construction of Brazilianness, highlighted in the character Raze and in the music video.Another aspect emphasized is the importance of objects such as clay filter, pineapple jug, figurehead, courting bench, and atabaque, which make popular references to Brazilian tradition. Finally, the transmedia narrative is enriched by the integration between players and the cinematic that composes the video, stimulating discussions on social networks. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Brazilianness | en |
dc.subject | Transmídia | pt_BR |
dc.subject | Digital games | en |
dc.subject | Cultura da convergência | pt_BR |
dc.subject | Music videos | en |
dc.subject | Transmedia | en |
dc.title | Valorant e os sentidos da brasilidade : uma análise do videoclipe “A cor da cidade” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Müller, Luiza | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199079 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)