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dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorFelisberto, Giovanna de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:48Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274244pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo delinear, descrever e problematizar a construção da brasilidade no videoclipe "Raze - A Cor da Cidade", integrante da narrativa transmidiática do jogo Valorant. Para a elaboração da pesquisa, foi realizada a leitura do livro "Cultura de Convergência" de Henry Jenkis (2009), proporcionando uma compreensão mais aprofundada do conceito de narrativa transmidiática. Essa leitura permitiu a identificação do formato videoclipe como uma ferramenta exploratória da transmídia. Ao analisar os signos presentes no videoclipe, a autora destaca três seções capazes de abordar os sentidos de forma mais sucinta, nomeadas como: "Signos da Brasilidade: Cenário", "Signos da Brasilidade: Objetos" e "Signos da Narrativa Transmidiática". Essa divisão facilitou a identificação dos sentidos de brasilidade abordados, incluindo a significância da ocupação urbana na construção da brasilidade, evidenciada na personagem Raze e no videoclipe. Outro aspecto destacado é a importância de objetos como filtro de barro, jarra de abacaxi, carranca, namoradeira e atabaque, que fazem referências populares à tradição brasileira. Por último, a narrativa transmidiática é enriquecida pela integração entre jogadores e a cinematic que compõe o vídeo, estimulando discussões nas redes sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to outline, describe, and problematize the construction of Brazilian identity in the music video "Raze - A Cor da Cidade," which is part of the transmedia narrative of the game Valorant. In the development of the research, the author consulted the book "Convergence Culture" by Henry Jenkins (2009), providing a deeper understanding of the concept of transmedia narrative. This reading allowed the identification of the music video format as an exploratory tool of transmedia. While analyzing the signs present in the music video, the author highlights three sections capable of addressing the meanings more succinctly, named as "Signs of Brazilianness: Scenario," "Signs of Brazilianness: Objects," and "Signs of Transmedia Narrative." This division facilitated the identification of the Brazilianness meanings addressed, including the significance of urban occupation in the construction of Brazilianness, highlighted in the character Raze and in the music video.Another aspect emphasized is the importance of objects such as clay filter, pineapple jug, figurehead, courting bench, and atabaque, which make popular references to Brazilian tradition. Finally, the transmedia narrative is enriched by the integration between players and the cinematic that composes the video, stimulating discussions on social networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectBraziliannessen
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectMusic videosen
dc.subjectTransmediaen
dc.titleValorant e os sentidos da brasilidade : uma análise do videoclipe “A cor da cidade”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMüller, Luizapt_BR
dc.identifier.nrb001199079pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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