Ascensão dos críticos : a recepção sobre a comunicação de gênero do filme “Até o Fim” (Glenda Nicácio e Ary Rosa) no Letterboxd
dc.contributor.advisor | Piedras, Elisa Reinhardt | pt_BR |
dc.contributor.author | Dick, Bárbara Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:37:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274242 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral da pesquisa é compreender as práticas de recepção cinematográfica do filme “Até o Fim” (Glenda Nicácio e Ary Rosa, 2020) através da análise de comentários de espectadores brasileiros na plataforma Letterboxd, especificamente no que se refere às representações de gênero apresentadas no filme. A pesquisa utiliza teorias dos Estudos de Gênero para entender a posição das mulheres no cinema e Estudos de recepção cinematográfica e espectatorialidade, para entender as nuances da relação entre obra e espectador. Utiliza-se estudos de Mahomed Bamba, Nilda Jacks, Ana Carolina Escosteguy e Fernando Mascarello como forma de embasamento do trabalho e a análise de conteúdo dos comentários como metodologia de pesquisa. A partir da análise e interpretação dos comentários coletados no Letterboxd, como resultados, foram identificados quatro temas que se repetem: cinema brasileiro, afeto, gênero e raça, sendo desenvolvidos pelos usuários conforme suas relações com os temas e sua capacidade de identificação. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main purpose of the research is to understand cinema reception practices of the movie “To the End” (Glenda Nicácio and Ary Rosa, 2020) through the analysis of Letterboxd reviews of Brazilian spectators, specifically on gender representations presented in the film. This search uses theories on Gender Studies to better understand women's place in cinema and Reception Studies and Spectatorship to explain nuances of film and spectator relation. Studies of Mahomed Bamba, Nilda Jacks, Ana Carolina Escosteguy and Fernando Mascarello are used as a way to base this work and the theory of content analysis on reviews is used as the search methodology. As results, four repeated themes were identified from analyzing and interpreting reviews collected on Letterboxd: brazilian cinema, affection, gender and race. They were developed by users as from their connection with the themes and their ability to identify with it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudos de recepção | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Cinematic reception | en |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Communication | en |
dc.subject | Letterboxd | en |
dc.subject | Brazilian cinema | en |
dc.title | Ascensão dos críticos : a recepção sobre a comunicação de gênero do filme “Até o Fim” (Glenda Nicácio e Ary Rosa) no Letterboxd | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Scherer, Anderson Alves | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199012 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Comunicação Social (1879)