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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorRicardi, Jéssicapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:37:14Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274222pt_BR
dc.description.abstractO Reino da Arábia Saudita é uma das nações mais importantes do mundo árabe, pois além de ter exportado o seu idioma para várias nações do Oriente Médio e do Norte da África, o país é berço do islamismo e é um dos principais exportadores de petróleo do planeta. Entretanto, sua reputação internacional no Ocidente é negativa, pois é comumente atrelada a denúncias de violação dos direitos humanos. Por conta disso, o governo saudita, sob as ordens do príncipe herdeiro, Mohammed Bin Salman, passou a investir grandes somas de dinheiro para o fortalecimento do soft power do país — com destaque para a prática de sportswashing, isto é, o uso do esporte para a melhoria da reputação internacional. Com o intuito de entender esse novo viés político sob a ótica das relações públicas internacionais, este trabalho foi concebido com o objetivo de identificar as estratégias de promoção da Saudi Pro League como prática de sportswashing. Para alcançar os objetivos do estudo foi adotada uma metodologia de viés qualitativo que se respaldou na técnica de pesquisa bibliográfica baseada no aporte metodológico definido por Gil (2008). Concluiu-se que dentre as estratégias de promoção da Saudi Pro League, destacam-se os investimentos na infraestrutura esportiva e na liga, a contratação de jogadores com visibilidade internacional e o desenvolvimento de jovens atletas.pt_BR
dc.description.abstractThe Kingdom of Saudi Arabia is one of the most important nations in the Arab world, as in addition to having exported its language to several nations in the Middle East and North Africa, the country is the birthplace of Islam and is one of the main oil exporters in the world. planet. However, its international reputation in the West is negative, as it is commonly linked to allegations of human rights violations. Because of this, the Saudi government, under the orders of the crown prince, Mohammed Bin Salman, began to invest large sums of money to strengthen the country's soft power — with emphasis on the practice of sportswashing, that is, the use of sport to improve international reputation. In order to understand this new political bias from the perspective of international public relations, this work was designed with the aim of identifying the Saudi Pro League's promotional strategies as a practice of sportswashing. To achieve the objectives of the study, a qualitative methodology was adopted, which was supported by the bibliographic research technique based on the methodological contribution defined by Gil (2008). It was concluded that among the promotion strategies of the Saudi Pro League, investments in sports infrastructure and the league, the signing of players with international visibility and the development of young athletes stand out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações públicas internacionaispt_BR
dc.subjectSoft Poweren
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectSportswashingen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectSaudi Arabiaen
dc.subjectInternational public relationsen
dc.titleA Saudi Pro League como prática de sportswashing do reino da Arábia Saudita em tempos de Mohammed Bin Salmanpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199310pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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