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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rafaela Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:36:42Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274200pt_BR
dc.description.abstractAnitta é uma celebridade brasileira que quebrou inúmeros recordes na indústria musical e que ajudou a difundir o funk nacional na indústria fonográfica global. Com o propósito de elucidar o sucesso da artista e o atual momento do funk brasileiro no cenário internacional, este trabalho foi concebido com o objetivo de entender como o funk se tornou um instrumento de soft power brasileiro a partir da análise da trajetória profissional de Anitta — cantora oriunda da periferia carioca que é uma das expoentes do referido gênero musical pelo mundo. Para cumprir o objetivo do trabalho, foi adotado o método de estudo de caso (Martino, 2018), com a utilização de técnicas como pesquisa bibliográfica (Macedo, 1994), pesquisa audiovisual (Barros; Duarte, 2009), análise documental (Moreira, 2015) e análise de conteúdo temática (Bardin, 1977). O trabalho foi norteado pelo conceito de soft power, criado pelo cientista político estadunidense Joseph Nye (2004), com contribuições de Ballerini (2023) sobre o uso do conceito para a análise de um produto musical no âmbito da comunicação. Concluiu-se que o êxito internacional de Anitta alçou o funk brasileiro à condição de instrumento de soft power do país, pois, por meio desse gênero, a cantora veicula valores positivos do país entre seu público internacional.pt_BR
dc.description.abstractAnitta is a Brazilian celebrity who broke countless records in the music industry and helped spread national funk throughout the global music industry. With the purpose of elucidating the artist's success and the current moment of Brazilian funk on the international scene, this work was conceived with the aim of understanding how funk became an instrument of Brazilian soft power based on the analysis of Anitta's professional trajectory, singer from the outskirts of Rio who is one of the exponents of the aforementioned musical genre around the world. To fulfill the objective of the work, the case study method was adopted (Martino, 2018), using techniques such as bibliographic research (Macedo, 1994), audiovisual research (Barros and Duarte, 2009), document analysis (Moreira, 2015) and thematic content analysis (Bardin, 1977). The work was guided by the concept of soft power, created by the American political scientist Joseph Nye (2004), with contributions from Ballerini (2023) on the use of the concept to analyze a musical product in the context of communication. It was concluded that Anitta's international success elevated Brazilian funk to the status of the country's soft power instrument, as, through this genre, the singer conveys the country's positive values among its international audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnittaen
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectBrazilian funken
dc.subjectInternational imageen
dc.subjectMusicen
dc.titleO funk como instrumento de soft power brasileiro : o caso Anittapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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