Projeto Numanice da cantora Ludmilla : análise da práxis das relações públicas no Twitter sobre o #MaiorNumaniceDeTodosOsTempos no Rio de Janeiro
dc.contributor.advisor | Lasta, Elisangela | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Caroline Inês Silva dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:35:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274197 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho de conclusão de curso temos por objetivo analisar como a Ludmilla se faz/existe/se representa no twitter a partir do seu dizer/publicizar no projeto Numanice no @ludmilanumanice. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos abordam sobre as origens da Música Popular Brasileira com Napolitano (2000) e o avanço da tecnologia industrial com Ulhôa (2014). A diversidade de perspectivas sobre a origem do samba é explorada através de Vianna (1995), Massagli (2018), e Oliveira e Pereira (2013). A contribuição das mulheres no samba é analisada por Fernandes (2016), Souza (2021), Coelho (2023) e Souza (2022). A transição para o funk é abordada por Hermano Vianna (1988) e Edwards (2009), enquanto KondZilla (2019) oferece uma recapitulação histórica do gênero. Fornaciari (2011) e Essinger (2005) trazem uma perspectiva sociológica e nomenclaturas alternativas do funk. Complementarmente, a evolução da indústria musical é mapeada por Magalhães (2014), considerando a transição para o formato digital e os impactos da pandemia, e Lasta (2017) explora a sociedade midiatizada. Baldissera (2017) e Terra (2015) discutem a comunicação organizacional no ambiente digital, destacando a construção da imagem-conceito. A transformação do papel das Relações Públicas no contexto digital é delineada por Lasta (2015). Ademais, discorremos como a metodologia é fundamentada nos conceitos de pesquisa empírica mediada por computador segundo Johnson (2010), incluindo observação encoberta e não participativa e análise de conteúdo de Bardin (1977) e a articulação entre teoria e dados empíricos é central para a pesquisa, em que foram analisados 118 tweets do perfil @ludmilanumanice no período de maio a novembro de 2023. Por fim, consideramos que o perfil fala mais sobre o evento em si, do que outros temas propostos pelo @ludmilanumanice. Mas apesar de ter essa visibilidade para o #MaiorNumaniceDeTodosOsTempos, ainda há muitas informações no contexto da comunicação digital há ser explorado no campo das relações públicas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Midiatização | pt_BR |
dc.subject | Indústria da música | pt_BR |
dc.subject | Relações públicas | pt_BR |
dc.title | Projeto Numanice da cantora Ludmilla : análise da práxis das relações públicas no Twitter sobre o #MaiorNumaniceDeTodosOsTempos no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199235 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)