Jogos Queer no mercado brasileiro potencial e caminhos de publicização
dc.contributor.advisor | Fragoso, Suely Dadalti | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Eliézer Gavlinski dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T06:35:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274176 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho incide sobre o mercado de videogames no Brasil, sobretudo jogos queer, compreendidos aqui como aqueles que, de alguma forma, abordam algum aspecto da temática LGBTQIA+. O propósito principal da pesquisa é descobrir se existe potencial de consumo desses jogos no mercado brasileiro e por quais meios eles são publicizados. A fim de compreender o fenômeno dos videogames, descreveu-se a sua história de origem, exibiu-se uma breve explicação sobre o marketing geral e marketing para jogos e, por fim, as aferições dos videogames na academia através dos Estudos de Jogos e Estudos de Jogos Queer. Na parte prática, utilizou-se um questionário no modelo survey para a captação de dados de jogadores online em relação aos jogos escolhidos como universo da pesquisa. Concluiu-se que os jogos queer têm potencial no mercado brasileiro, sobretudo entre os jogadores que não se enquadram no espectro da cisheteronormatividade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study focuses on the video game market in Brazil, particularly queer games, herein defined as those that, in some way, address aspects of LGBTQIA+ themes. The primary purpose of the research is to discover if there is a potential market for these games in Brazil and through which means they are publicized. In order to understand the phenomenon of video games, its origins history was described, a brief explanation was given on general marketing and marketing for games, and finally, the academic measurement of video games through Game Studies and Queer Game Studies. In the practical part, a survey-style questionnaire was used to collect data from online players regarding the games selected for the study. It was concluded that queer games have potential in the Brazilian market, especially among players who do not fit into the cis heteronormativity spectrum. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Video games | en |
dc.subject | Videogames | pt_BR |
dc.subject | Queer games | en |
dc.subject | Teoria queer | pt_BR |
dc.subject | Queer | en |
dc.subject | Game advertising | en |
dc.subject | Game market | en |
dc.title | Jogos Queer no mercado brasileiro potencial e caminhos de publicização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001199034 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)