Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eliézer Gavlinski dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T06:35:02Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274176pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho incide sobre o mercado de videogames no Brasil, sobretudo jogos queer, compreendidos aqui como aqueles que, de alguma forma, abordam algum aspecto da temática LGBTQIA+. O propósito principal da pesquisa é descobrir se existe potencial de consumo desses jogos no mercado brasileiro e por quais meios eles são publicizados. A fim de compreender o fenômeno dos videogames, descreveu-se a sua história de origem, exibiu-se uma breve explicação sobre o marketing geral e marketing para jogos e, por fim, as aferições dos videogames na academia através dos Estudos de Jogos e Estudos de Jogos Queer. Na parte prática, utilizou-se um questionário no modelo survey para a captação de dados de jogadores online em relação aos jogos escolhidos como universo da pesquisa. Concluiu-se que os jogos queer têm potencial no mercado brasileiro, sobretudo entre os jogadores que não se enquadram no espectro da cisheteronormatividade.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on the video game market in Brazil, particularly queer games, herein defined as those that, in some way, address aspects of LGBTQIA+ themes. The primary purpose of the research is to discover if there is a potential market for these games in Brazil and through which means they are publicized. In order to understand the phenomenon of video games, its origins history was described, a brief explanation was given on general marketing and marketing for games, and finally, the academic measurement of video games through Game Studies and Queer Game Studies. In the practical part, a survey-style questionnaire was used to collect data from online players regarding the games selected for the study. It was concluded that queer games have potential in the Brazilian market, especially among players who do not fit into the cis heteronormativity spectrum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectVideo gamesen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectQueer gamesen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectQueeren
dc.subjectGame advertisingen
dc.subjectGame marketen
dc.titleJogos Queer no mercado brasileiro potencial e caminhos de publicizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199034pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples