Gestão democrática e participação das crianças: da legislação ao cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Nez, Egeslaine de | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Denise Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:06:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274048 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é decorrente de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo geral foi investigar se as crianças participam das decisões nas unidades de ensino às quais pertencem e de que forma(s) isso acontece no cotidiano da Gestão Democrática das escolas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com vistas a examinar a temática da participação das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A base de dados desta investigação foram as publicações acadêmicas científicas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Com recorte temporal de 2019-2023, a análise bibliográfica resgatou 9 obras de relevância para este estudo, sendo apenas duas delas diretamente relacionadas ao tema desta pesquisa. O aporte teórico apresenta um breve panorama das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) JP Cantinho Amigo e Dona Leopoldina, ambas escolas exemplificadoras que implementam em seu cotidiano práticas de gestão democrática participativa, com vistas ao alcance de uma educação de qualidade. Entre os resultados obtidos, ressalta-se a importância atribuída a necessidade de professores e gestores conhecerem e se apropriarem dos conceitos dos documentos oficiais que regem os direitos das crianças e da necessidade de formação inicial e continuada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e participação das crianças: da legislação ao cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198687 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)