Deficiências invisíveis: representações em livros infantis
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Gabrielli Barros da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:06:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274044 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de curso tem como tema a representação de pessoas com deficiência em livros infantis. Sendo o objetivo central da pesquisa: analisar e compreender como a diferença, mais especificamente, a deficiência invisível, aparece representada em livros infantis, tomados aqui como artefatos da cultura. A partir desse objetivo geral, desdobra-se o objetivo específico: identificar se aparecem e como são nomeadas as deficiências invisíveis nos livros infantis. Utiliza a análise cultural, sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, tendo o conceito de representação como ferramenta analítica central. A análise busca visibilizar as representações culturais de pessoas com deficiências invisíveis, presentes nos livros infantis que estão atualmente em circulação nas escolas e bibliotecas brasileiras. Os sete livros que constituem o material empírico desta pesquisa são: “Tom” (2012), “Menino Baleia” (2021), “Téo, meu melhor amigo” (2023), “Uma mente diferente” (2022), “Meu amigo faz iiiii” (2017), “Menino Tinoco” (2021), “Liloca: a corujinha que vivia no mundo da lua” (2023). A partir das análises empreendidas foi possível identificar representações da diferença entre os personagens das narrativas, marcadas através de recursos visuais e textuais, compreendendo que, de modo geral, são representações que constituem o senso comum sobre as deficiências invisíveis. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Livros | pt_BR |
dc.title | Deficiências invisíveis: representações em livros infantis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198755 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)