A construção da autoestima nos anos iniciais do ensino fundamental e as potencialidades de um jogo de tabuleiro cooperativo de carnaval
dc.contributor.advisor | Fernandes, Rosana Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Golbert, Gabriele Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:05:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274028 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho busca responder de que forma se pode contribuir para a construção da autoestima dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Através de pesquisas em aportes teóricos relaciona-se a construção da autoestima aos princípios pedagógicos da afetividade, ludicidade, criatividade e diversidade, sob o viés da teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1994). Outrossim, destaca-se que a criação dos desfiles de carnaval engloba esses princípios, haja vista ser uma atividade em que todos os integrantes são importantes e têm seu lugar único. E, assim como os jogos cooperativos, cria interações deveras propícias ao desenvolvimento da autoestima. Trilha-se o objetivo geral, então, de se criar um jogo de tabuleiro cooperativo com a temática “desfile de carnaval”, que tenha potencial de contribuir com a construção da autoestima dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia é adotada a pesquisa bibliográfica, tecendo-se reflexões com base, principalmente, em Freire (2011), Piaget (1978), Vigotski (2018), Huizinga (2010), Fortuna (2011), Alencar e Fleith (2003), Gardner (1994), Rogers (2017), Antunes (2008), Orlick (1989), Brotto (1999), Blass (2007), Peixoto (2023). Assim como procedimentos metodológicos do design de jogos, em que se mesclam e se adaptam os métodos Hexa-Tau de Sperhacke (2019) e tétrade elementar de Schell (2011) para explicar os elementos do sistema de jogo e as suas etapas de criação. Dentre essas, destacam-se o delineamento da temática e dos objetivos do jogo, bem como a concepção da mecânica, da narrativa, da estética e das tecnologias; além da confecção dos protótipos e os playtests, inclusive com o público-alvo, culminando na criação do jogo “Brincarnavalizar”. A potencialidade desse jogo para contribuir com a construção da autoestima, antevista na teoria, pode ser inferida também pelas falas das crianças nas entrevistas após o playtest, em que referiram estarem gostando mais de si e acreditando mais em si mesmas. O jogo Brincarnavalizar oportuniza que cada jogador se sinta valorizado e pertencente, podendo expressar seu ser e sua criatividade ludicamente. É um potente exemplo de atividade a ser proposta em sala de aula, aliado a uma postura afetuosa por parte do docente, com o intuito de se propiciar interações lúdicas, criativas e diversificadas, com afetividade e cooperação, características importantes para a construção da autoestima, essencial para a autorrealização e a felicidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A construção da autoestima nos anos iniciais do ensino fundamental e as potencialidades de um jogo de tabuleiro cooperativo de carnaval | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198747 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)