Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBorba, Bruna Barros dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:05:31Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274023pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a documentação pedagógica, compreendida como uma ferramenta útil para evidenciar percursos estudantis e registrar o modo como alunos aprendem e constroem conhecimentos. A pesquisa se constitui metodologicamente como uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. O material empírico deste trabalho é constituído pela documentação pedagógica de um aluno em específico, na busca de uma análise mais profunda sobre o que diz a documentação pedagógica, de forma mais longitudinal, a respeito do percurso escolar do estudante. O aluno é estudante de uma escola pública de Porto Alegre e tem laudo de Transtorno do Espectro do Autismo. Frequenta a escola desde 2017 e foi selecionada a documentação pedagógica do período de 2018 a 2019. Os objetivos principais são: 1) entender de que forma a documentação pedagógica contribui para o processo de avaliação e ensino dos alunos com deficiência e, ainda, se ela dá visibilidade para o sujeito aluno, colocando-o em evidência na sua própria aprendizagem e 2) identificar que práticas/elementos da documentação pedagógica são utilizadas pelas professoras no cotidiano escolar de uma escola pública de Porto Alegre, para documentar o percurso formativo dos alunos com deficiência. A partir da análise foi possível concluir que a escola registra de forma cuidadosa, mas não utiliza a Documentação Pedagógica como ferramenta metodológica, entretanto ela coloca-se como uma possibilidade para pensar questões de inclusão, currículo, trabalho pedagógico e avaliação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleDocumentação pedagógica como percurso narrativo de alunos com deficiência nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198674pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples