Documentação pedagógica como percurso narrativo de alunos com deficiência nos anos iniciais
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Borba, Bruna Barros de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:05:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema a documentação pedagógica, compreendida como uma ferramenta útil para evidenciar percursos estudantis e registrar o modo como alunos aprendem e constroem conhecimentos. A pesquisa se constitui metodologicamente como uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. O material empírico deste trabalho é constituído pela documentação pedagógica de um aluno em específico, na busca de uma análise mais profunda sobre o que diz a documentação pedagógica, de forma mais longitudinal, a respeito do percurso escolar do estudante. O aluno é estudante de uma escola pública de Porto Alegre e tem laudo de Transtorno do Espectro do Autismo. Frequenta a escola desde 2017 e foi selecionada a documentação pedagógica do período de 2018 a 2019. Os objetivos principais são: 1) entender de que forma a documentação pedagógica contribui para o processo de avaliação e ensino dos alunos com deficiência e, ainda, se ela dá visibilidade para o sujeito aluno, colocando-o em evidência na sua própria aprendizagem e 2) identificar que práticas/elementos da documentação pedagógica são utilizadas pelas professoras no cotidiano escolar de uma escola pública de Porto Alegre, para documentar o percurso formativo dos alunos com deficiência. A partir da análise foi possível concluir que a escola registra de forma cuidadosa, mas não utiliza a Documentação Pedagógica como ferramenta metodológica, entretanto ela coloca-se como uma possibilidade para pensar questões de inclusão, currículo, trabalho pedagógico e avaliação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | Documentação pedagógica como percurso narrativo de alunos com deficiência nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198674 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)