Sobre as propostas de atividades para a educação infantil oferecidas na internet : de quais crianças estamos falando?
dc.contributor.advisor | Guizzo, Bianca Salazar | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Mariana Cornélio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:04:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274000 | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi investigar as concepções de criança e de infância que são acionadas a partir de modelos de atividades prontas para Educação Infantil disponibilizados em alguns sites de busca e redes sociais da internet. A este objetivo, articularam-se os seguintes objetivos específicos: a) verificar os tipos de atividades propostas para Educação Infantil nos sites de busca e redes sociais da internet; b) analisar as atividades propostas para a Educação Infantil nos sites de busca e redes sociais da internet à luz de importantes referenciais teóricos da Educação Infantil. Para dar conta destes objetivos, teoricamente a pesquisa realizada articulou-se ao campo teórico da Sociologia da Infância (Corsaro, 2011; Sarmento e Marchi, 2008). Metodologicamente, alinhou-se à pesquisa qualitativa e à pesquisa documental, uma vez que tomou como material empírico atividades constantes em: 1) um perfil do Instagram (Atividades para Educação Infantil); 2) um grupo do Facebook (Educação Infantil: só atividades) e 3) um site (Educador - 300 atividades para crianças). Os resultados apontaram: 1) as atividades sugeridas no material empírico analisado vinculam-se ao simples preenchimento do tempo, já que majoritariamente são atividades fotocopiadas que, provavelmente, são mecanizadas e descontextualizadas do cotidiano das crianças, focando num sujeito do futuro e não no sujeito do presente; 2) as atividades limitam a criatividade e a imaginação. Por fim, cabe destacar que as atividades analisadas acabam restringindo não só a própria capacidade das crianças (já que limitam as aprendizagens significativas), como também engessam a autoria docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Sobre as propostas de atividades para a educação infantil oferecidas na internet : de quais crianças estamos falando? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198833 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)