Perfil acadêmico, profissional e pedagógico de um bom professor de ciências contábeis na percepção dos docentes de uma universidade pública no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Academic, professional and pedagogical profile of a good professor of accounting in the perception of the faculty of a public university in Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de um professor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa é classificada como quantitativa, qualitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de 2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados d ...
O objetivo do estudo é analisar as competências acadêmicas, profissionais e pedagógicas de um professor do curso de Ciências Contábeis para ministrar aulas que agreguem conhecimento ao futuro profissional de contabilidade, na percepção dos docentes de uma universidade pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa é classificada como quantitativa, qualitativa, descritiva e de levantamento, por meio de um questionário aplicado em outubro de 2021, obtendo uma amostra de 19 respondentes. Os resultados demonstraram que os docentes consideram que para ser um bom professor se faz necessário ter domínio das três competências: pedagógica, acadêmica e profissional. Dentre as competências pedagógicas destacou-se o planejamento, conteúdo atual e busca de novas competências pedagógicas adequadas ao ensino remoto; já as de menor relevância foram as avalições externas às aulas como ENADE e prova de suficiência. Referente às competências acadêmicas, um grande percentual de docentes não realiza pesquisa na área com frequência e a necessidade de trabalhar de forma remota instigou-os a buscarem formação relacionada ao ensino remoto e que as demais formações foram nas áreas que lecionam. Também, evidenciaram que são qualidades necessárias para ser um bom professor o conhecimento e a atualização. Quanto às competências profissionais a experiência técnica com contabilidade se deu em sua maioria antes da docência e realizar educação continuada é uma forma de buscar conhecimentos para relacionar a teoria com a prática. Assim, o estudo contribui para somar conhecimento e auxiliar o docente a rever as suas competências e, com isso, formar profissionais que consigam relacionar o conhecimento teórico à prática da contabilidade. ...
Abstract
The objective of the study is to analyze the academic, professional and pedagogical competences of a professor of Accounting to teach classes that add knowledge to the future accounting professional, in the perception of the faculty at a public university in Rio Grande do Sul. Research is classified as quantitative, qualitative, descriptive and survey, through a questionnaire applied in October 2021, with a sample of 19 respondents. The results showed that faculty members consider a good profes ...
The objective of the study is to analyze the academic, professional and pedagogical competences of a professor of Accounting to teach classes that add knowledge to the future accounting professional, in the perception of the faculty at a public university in Rio Grande do Sul. Research is classified as quantitative, qualitative, descriptive and survey, through a questionnaire applied in October 2021, with a sample of 19 respondents. The results showed that faculty members consider a good professor someone who masters the three skills: pedagogical, academic and professional. Planning, current content and search for new pedagogical skills for remote education were among the pedagogical skills that stood out; on the other hand, external class evaluations such as ENADE, as well as proof of sufficiency were considered of less relevance. Regarding academic skills, a large percentage of professors do not frequently carry out research in their area, and the need to work remotely urged them to seek training related to remote teaching, and that the other training was in the areas they teach. Results also show that knowledge and keeping oneself up-to-date are key qualities of a good professor. As for professional skills, technical experience in accounting took place mostly before teaching, and continued education is a way of seeking knowledge to relate theory to practical applications. Thus, the study contributes to adding knowledge and helping faculty members to review their skills and, with this, train professionals who are able to relate theoretical knowledge to the practice of accounting. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Coleções
-
TCC Ciências Contábeis (869)
Este item está licenciado na Creative Commons License