O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância
Visualizar/abrir
Data
2005Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se pela abordagem conceitual acerca dos fundamentos de ensino à distância e seus ambientes de aprendizagem. Em um primeiro momento são apresentados o referencial teórico e sua conceituação. Em seguida é feita uma retrospectiva histórica, apresentando quando usar o ensino à distância e as tecnologias digitais como recursos para novas modalidades de ensino. Também é apresentada a experiência de capacitação de professores, no uso da Informática Básica, através de do ...
O presente trabalho caracteriza-se pela abordagem conceitual acerca dos fundamentos de ensino à distância e seus ambientes de aprendizagem. Em um primeiro momento são apresentados o referencial teórico e sua conceituação. Em seguida é feita uma retrospectiva histórica, apresentando quando usar o ensino à distância e as tecnologias digitais como recursos para novas modalidades de ensino. Também é apresentada a experiência de capacitação de professores, no uso da Informática Básica, através de dois estudos de caso desenvolvidos no Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, na cidade de Araras – São Paulo, utilizando-se de diferentes recursos e ambientes de aprendizagem para a capacitação de alunos-professores do ensino médio, do Curso Normal Superior Fora de Sede, e professores do ensino presencial, dos cursos de graduação. Finalmente pode-se dizer que é possível, através dos recursos oferecidos pela tecnologia digital, na modalidade de ensino à distância, capacitar profissionais para a utilização da Informática Básica. ...
Abstract
The present work is characterized for the conceptual approach concerning the beddings of long-distance education and its learning environments. At a first moment the theoretical referential and its concepts are presented. After that a historical retrospect is made, presenting when to use long-distance and the digital technologies as resources for new modalities of education. Also is presented the experiment for professors qualification using the Basic of Computer Technology, through two cases f ...
The present work is characterized for the conceptual approach concerning the beddings of long-distance education and its learning environments. At a first moment the theoretical referential and its concepts are presented. After that a historical retrospect is made, presenting when to use long-distance and the digital technologies as resources for new modalities of education. Also is presented the experiment for professors qualification using the Basic of Computer Technology, through two cases from the University Center Hermínio Ometto - UNIARARAS, which is located in the city of Araras – São Paulo, using different resources and learning environments for the qualification of pupil-professors from High Scholl, of the Superior Normal Course Outside of Headquarters, and professors of actual education, from courses of graduation. Finally it can be said that it is possible, through the resources offered with the digital technology, using long-distance education, to enabled professionals to the use of Basic Computer’s Technology. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License