O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
The use of the school garden as a proposal for an Active Project-Based learning methodology (ABP) for science teaching
Assunto
Resumo
A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projet ...
A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra de forma significativa, se faz necessário a inserção de diferentes abordagens e métodos na prática pedagógica do currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo a implantação de uma horta escolar e estimulação do uso de uma metodologia ativa- Aprendizagem baseada em projetos (ABP) - para o ensino de Ciências da Natureza, como forma de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre os fenômenos e processos do mundo científico, tecnológico e social inserindo novas práticas metodológicas no planejamneto dos professores de diferentes disciplinas. A horta escolar, inserida como instrument didático pedagógico, possibilita a interação entre os sujeitos e o desenvolvimento de competências básicas, permitindo o uso de atividades práticas interdisciplinares e investigativas de Educação Ambiental nas diferentes etapas do ensino fundamental, promovendo uma conscientização socioambiental. Foi adotado uma abordagem qualitative através do método de estudo de caso. Como resultado, observa-se mudanças na prática pedagógica e maior interdisciplinaridade entre os docentes. Entre os educandos, maior protagonismo por meio do trabalho coletivo e mudança de hábitos alimentares saudáveis e valorização do meio ambiente. ...
Abstract
School is a space of countless discoveries, where learning can be developed in different ways, through mutual relationships, dialogue, respect between everyone involved. For this learning to occur in a meaningful way, it is necessary to insert different approaches and methods in the pedagogical practice of the school curriculum. This work aimed to implement a school garden and encourage the use of an active methodology - Project-based Learning (PBL) - for the teaching of Natural Sciences, as a ...
School is a space of countless discoveries, where learning can be developed in different ways, through mutual relationships, dialogue, respect between everyone involved. For this learning to occur in a meaningful way, it is necessary to insert different approaches and methods in the pedagogical practice of the school curriculum. This work aimed to implement a school garden and encourage the use of an active methodology - Project-based Learning (PBL) - for the teaching of Natural Sciences, as a way to contribute to the formation of critical and conscious citizens about the phenomena and processes in the scientific, technological and social world inserting new methodological practices in the planning of teachers from different subjects The school garden, inserted as a pedagogical didactic tool, enables interaction between subjects and the development of basic skills, allowing the use of practical activities interdisciplinary and investigative aspects of Environmental Education in the different stages of elementary school, promoting social and environmental awareness. A qualitative approach was adopted using the case study method. As a result, there are changes in pedagogical practice and greater interdisciplinarity among teachers. Among students, greater protagonism through collective work and change of healthy eating habits and valuing the environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License