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dc.contributor.advisorAmaral, Liviopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Camila Bizerrapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-09T05:01:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273153pt_BR
dc.description.abstractA Capes busca sempre lançar e aprimorar programas que auxiliem o desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil e o cumprimento das diretrizes, estratégias e metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Ao longo dos anos foram criados diversos programas, dentre os quais elaborou-se também o Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), que visa intensificar o intercâmbio científico no país, promovendo a formação de recursos humanos de qualidade e envolvendo equipes de Instituições de Ensino Superior (IES) diversas. O PROCAD apresentou diversos editais desde o ano 2000, sempre incentivando a cooperação entre cursos consolidados (notas 5, 6 e 7) e cursos em consolidação (notas 3 e 4) e tendo como um de seus objetivos a redução das assimetrias na Pós-Graduação. Com base nisso, este trabalho se dedica a analisar o impacto do PROCAD para os Programas de Pós-Graduação participantes, no âmbito das Ciências Agrárias, no período de 2000 a 2020. Escolheu-se neste trabalho delimitar a pesquisa para a grande área de Ciências Agrárias que, dada a sua importância, possui um capítulo exclusivo no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Para realizar a análise proposta, foram estabelecidos objetivos específicos como identificar se houve aumento da produção científica para os PPGs participantes, analisar a formação de mestres e doutores e fazer um comparativo das notas conferidas aos Programas pelas avaliações da Capes ao longo dos anos estudados. Para alcançar tais objetivos, realizou-se um levantamento nas bases de dados da Capes, utilizando as plataformas GEOCAPES e Dados Abertos. Da primeira, foram extraídos dados referentes à titulação de mestres e doutores, notas dos PPGs e distribuição geográfica de cursos, enquanto da Dados Abertos buscou-se acesso aos dados de produções científicas e Qualis. Como resultado, o PROCAD apresentou-se superior ao grupo controle apenas no quesito titulação. No quesito produções científicas o grupo controle foi superior tanto quantitativamente, quanto no que diz respeito ao Qualis. Em relação às notas dos PPGs, apesar de o grupo PROCAD se mostrar superior ao controle no gráfico, deve-se levar em consideração que se trata de médias e, portanto, não há uma superioridade significativa. Foi realizada ainda análise levando em conta o quesito regional, além da evolução das notas ao longo dos anos para cada grupo. Concluiu-se que o PROCAD, apesar de sua comprovada contribuição com a pós-graduação, precisa de ajustes para alcançar, em sua totalidade, os objetivos a que se propõe, inclusive o de redução das assimetrias regionais.pt_BR
dc.description.abstractCapes seeks to constantly launch and improve programs that assist the development of graduate education in Brazil and the fulfillment of the guidelines, strategies and goals of the National Postgraduate Plan (PNPG). Over the Years, several programs have been created, among which the Academic Cooperation Program (PROCAD) was also developed, aiming to intensify scientific exchange in the country, promote the training of quality human resources, and involve teams from diverse \higher Education Institutions (IES). PROCAD has had several calls for proposals since the year 2000, Always encouraging cooperation between well-stablished programs (with ratings 5, 6, and 7) and programs in the process of consolidation (with ratings 3 and 4), with one of its objectives being the reduction of asymmetries in graduate education. Based on this, this study focuses on analyzing the impact of PROCAD on participating Postgraduate Programs in the field of Agricultural Sciences from 2000 to 2020. In this study, the research was delimited to the broad area of Agricultural Sciences, which, due to its importance, has an exclusive chapter in the National Postgraduate Plan (PNPG) 2011-2020. To carry out the proposed analysis, specific objectives were established, such as identifying whether there was an increase in scientific production for the participating programs, analyzing the training of masters and doctors, and comparing the ratings assigned to the programs by Capes evaluations over the Years studied. To achieve these objectives, a survey was conducted using Capes’ databases, utilizing the GEOCAPES and Open Data platforms. The first platform provided data related to the titling of masters and doctors, program ratings, and geographic distribution of courses, while Open Data was accessed to retrieve data on scientific productions and Qualis rankings. As a result, PROCAD demonstrated superiority over the control group only in the degree attainment aspect. In terms of scientific productions, the control group excelled both quantitatively and in terms of Qualis rankings. Regarding the grades of the graduate programs (PPGs), even though the PROCAD group appears superior to the control group in the graph, it should be taken into consideration that these are averages, and thus, there is no significant superiority. An analysis was also conducted, taking into account the regional factor, as well as the evolution of grades over the years for each group. It was concluded that PROCAD, despite its proven contribution to graduate education, requires adjustments to fully achieve the objectives it sets out, including the reduction of regional disparities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperação acadêmicapt_BR
dc.subjectPROCADen
dc.subjectPostgraduateen
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEvaluation of public policiesen
dc.subjectAsymmetriesen
dc.subjectCapesen
dc.titleAnálise do programa de cooperação acadêmica (PROCAD) na grande área de Ciências Agrárias : o impacto nos programas de pós-graduação, com foco nas assimetrias regionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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