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dc.contributor.advisorLopes, Daniel de Queirozpt_BR
dc.contributor.authorMion, Mirian Raquel Buizpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T05:00:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273089pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como pesquisa central, os processos envolvidos quanto aos aspectos comunicacionais da docência nas mídias sociais digitais utilizando a plataforma YouTube, no que tange as narrativas audiovisuais (videoaulas) de modo a investigar a midiatização e a mediatização do ensino. Teve-se como objetivo investigar os fluxos das narrativas audiovisuais presentes em vídeos produzidos por professores-youtubers, identificar as ações envolvidas na inter-relação professor e tecnologias audiovisuais, discutir como as narrativas audiovisuais se associam aos aspectos epistemológicos do que pretendem ensinar, investigar o que seria uma videoaula que leve em consideração os leitores contemporâneos, além de investigar a rede discursiva que se cria a partir da trama das narrativas audiovisuais no contexto das plataformas digitais de grande influência social. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório, de inspiração etnográfica, que se propôs a desenvolver um estudo de caso no canal "YouTube Edu". Usamos o conceito de Docência Online de Edméa Santos e no polo propositivo da tese, nos apoiamos em artistas neoconcretos brasileiros. Também exploramos os tipos de leitor de Lucia Santaella, além do conceito de aula de Paulo Freire e Gilles Deleuze. Para as análisessociológicas e filosóficas utilizamos Byung-Chul Han, Michel Foucault, Manuel Castells e Alain Badiou entre outros. Para tratar as entrevistas utilizamos a Análise de Discurso de orientação foucaultiana e análises mediante software Nvivo. Como resultados evidenciamos que essas videoaulas veiculadas por professores-youtubers possuem características – essencialmente – de uma pedagogia diretiva, instrucionista-conteudista, não dialógica, portanto não construtivista, muito em função dos constrangimentos que características técnicas da plataforma YouTube e das apropriações que a midiência impõe. Identificamos que a maioria das estratégias educacionais propostas são direcionadas aos leitores moventes. Entendemos que as videoaulas ainda possuem uma potente possibilidade, ainda a se desenvolver, a fim de atender ao leitor contemporâneo, que possui características tanto de leitores contemplativos e moventes, mas tem potencial para atender de forma mais eficiente os leitores imersivos e ubíquos. Trazemos uma proposta do que poderá ser uma videoaula mais alinhada a conceitos construtivistas de uma educação dialógica, utilizando conteúdos do H5P para vídeos interativos. Chamamos essa nova geração de videoaulas de "Quase-aulas", baseada na obra "Quase-cinema" do artista neocroncreto Hélio Oiticica, que prioriza a multipresencialidade.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as its central research, the processes involved regarding the communicational aspects of teaching in digital social media using the YouTube platform, regarding audiovisual narratives (video classes) in order to investigate mediation and mediatization of teaching. The objective was to investigate the flows of audiovisual narratives present in videos produced by teachers-youtubers, identify the actions involved in the interrelationship between teacher and audiovisual technologies, discuss how audiovisual narratives are associated with the epistemological aspects of what they intend to teach, investigate what a video lesson that takes into account contemporary readers would be, besides investigating the discursive network that is created from the plot of audiovisual narratives in the context of digital platforms of great social influence. The methodology used was the exploratory kind, of ethnographic inspiration, which proposed to develop a case study on the channel "YouTube Edu". The concept of Online Teaching by Edméa Santos has been used, and in the propositional pole of the thesis, we rely on Brazilian neo-concrete artists. Lucia Santaella's types of readers have also been explored, in addition to Paulo Freire and Gilles Deleuze's class concept. For sociological and philosophical analyses, we used Byung-Chul Han, Michel Foucault, Manuel Castells and Alain Badiou. In order to handle the interviews, we used the Foucauldian-oriented Discourse Analysis and analyzes using Nvivo software. As a result, we noticed that these video classes broadcast by teachers-youtubers have characteristics - essentially - of a directive pedagogy, instructional-content, non-dialogical, therefore non-constructivist pedagogy, largely due to the constraints that technical features of the YouTube platform and the appropriations that media impose. We identified that most of the educational strategies proposed are aimed at moving readers. We understand that video classes still have a powerful possibility, still to be developed, in order to serve the contemporary reader, who has characteristics of both contemplative and moving readers, but has the potential to serve immersive and ubiquitous readers more efficiently. We bring a proposal of what could be a video lesson more aligned with constructivist concepts of a dialogic education, using H5P contents for interactive videos. We call this new generation of video classes "Almost-classes", based on the work "Almost-cinema" by neo-concrete artist Hélio Oiticica, which prioritizes multi-presence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOnline teachingen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectVideo lessonen
dc.titleEstratégias narrativas audiovisuais e o dispositivo vídeo (quase) aula : o caso de professores-youtuberspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001165346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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