Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)
dc.contributor.advisor | Cabral, Claudia Pianta Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Cerioli, Stéphanie Garces | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T04:35:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272844 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema de estudo o cenário da peça Orfeu da Conceição, realizado por Oscar Niemeyer, em 1956. A peça foi escrita por Vinicius de Moraes, que adaptou um antigo mito grego, deslocan do-o para um morro carioca durante as festas de Carnaval. O elenco era composto inteiramente por atores negros, e as músicas foram produto da parceria entre Moraes e Antonio Carlos Jobim. Deste modo, Orfeu da Conceição tornou-se um marco para a cultura brasileira e um prenúncio do movimento da bossa nova. Em razão disso, já foi objeto de estudo em diferentes campos disciplinares, como no Teatro, na Música e nas Letras1 . Contudo, apesar de constar em publicações do universo arquitetônico, como em Papadaki, Botey e Philippou2 , ainda há um espaço importan te para análise e melhor compreensão desta incursão cênica de Oscar Niemeyer. Assim, ao situar um cenário teatral no centro do problema, o prin cipal intuito da pesquisa foi contribuir com um olhar arquitetônico sobre o mesmo, ampliando o debate no campo comum entre a arquitetura, a ce nografia e o teatro. Para tal, são retomadas algumas obras arquitetônicas de Niemeyer, assim como adaptações do mito de Orfeu para diferentes expressões artísticas, para, por fim, realizar uma análise aprofundada da cenografia da peça. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work focuses on the study of the set design of the play Orfeu da Conceição, created by Oscar Niemeyer in 1956. The play was written by Vinicius de Moraes, who adapted an ancient Greek myth, relocating it to a hill in Rio de Janeiro during Carnival. The cast consisted entirely of black actors, and the music was a result of the collaboration between Moraes and Antonio Carlos Jobim. Consequently, Orfeu da Conceição became a landmark in Brazilian culture and a precursor to the bossa nova movement. As a result, it has been the subject of study in various disciplinary fields, such as Theater, Music, and Literature1 . Despite being discussed in archi tectural publications like those by Papadaki, Botey, and Philippou2 , there remains a significant space for the analysis and a deeper understanding of Oscar Niemeyer's scenic endeavor. By placing a theatrical setting at the center of the issue, the aim of this research was to contribute with an architectural perspective, broa dening the discussion in the common ground among architecture, sceno graphy, and theater. To achieve this, Niemeyer's architectural works are revisited, along with adaptations of the Orpheu's myth in various artistic expressions. Finally, a detailed analysis of the play's scenography is con ducted. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como tema de estudio el escenario de la obra Orfeu da Conceição, proyectada por Oscar Niemeyer en 1956. La obra fue escrita por Vinicius de Moraes, quien adaptó un antiguo mito griego, trasladándolo a una colina carioca durante las festividades de Carnaval. El elenco estaba compuesto íntegramente por actores negros, y la música fue producto de la colaboración entre Moraes y Antonio Carlos Jobim. De esta manera, Orfeu da Conceição se convirtió en un éxito para la cultura bra sileña y un precursor del movimiento de la bossa nova. Por esta razón, ha sido objeto de estudio en diversos campos disciplinarios, como el Teatro, la Música y las Letras1 . Sin embargo, a pesar de figurar en publicaciones del ámbito arquitectónico, como las de Papadaki, Botey y Philippou2 , aún existe un espacio importante para el análisis y la mejor comprensión de esta incursión escénica de Oscar Niemeyer. Así, al situar un escenario teatral en el objeto principal de la inves tigación, el principal objetivo de la investigación fue contribuir con una mirada arquitectónica sobre el mismo, ampliando el debate a un campo común entre la arquitectura, la escenografía y el teatro. Para eso, se retoman algunas obras arquitectónicas de Niemeyer, así como adaptacio nes del mito de Orfeo a diferentes expresiones artísticas, para finalmente realizar un análisis profundo de la escenografía de la obra. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Niemeyer, Oscar | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.title | Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001197477 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (6070)Arquitetura (392)