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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Thays Avila dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:57:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272635pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a nostalgia como estratégia na campanha eleitoral de Lula em 2022 a partir das concepções de propaganda política, campanha eleitoral e tendo por base a trajetória de Lula desde sindicalista até seu terceiro mandato. O objetivo geral da pesquisa é analisar os sentidos de nostalgia utilizados como recurso estratégico da campanha eleitoral para a presidência de Lula em 2022 no Instagram. A partir disso, os objetivos específicos são: a) discutir o conceito de nostalgia e suas classificações; b) identificar o posicionamento de Lula na campanha de 2022; c) analisar como a campanha eleitoral do Lula em 2022 no Instagram aciona aspectos nostálgicos nas legendas de posts previamente selecionados. A discussão teórica abarca os conceitos tanto de nostalgia — de doença a sintoma do seu tempo — e suas categorizações, como também de propaganda política, sua relação com propaganda e publicidade, assim como aborda a evolução da técnica das campanhas eleitorais junto com a popularização de novas mídias. Também retoma a trajetória política de Lula e o cenário da campanha eleitoral à presidência de 2022. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005), pesquisa documental (GIL, 2008), análise quantitativa e qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). Através da análise dos 389 posts feitos pelo Lula durante a campanha, o resultado obtido a partir das teorias de Boym (2001), Nazareth-Tissot e Vieira (2020) interseccionadas a Sedikides, Wildshut e Baden (2004) é de que a classificação de nostalgia utilizado na campanha de Lula em 2022 foi primordialmente agridoce-restauradora, haja vista que a percepção do passado era doce, do presente era amarga, mas do futuro era, também, doce e positiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses nostalgia as a strategy in Lula's 2022 election campaign from the perspectives of political propaganda, electoral campaign and based on Lula's trajectory from unionist to his third term. The general objective of the research is to analyze the senses of nostalgia used as a strategic resource in the electoral campaign for Lula's presidency in 2022 on Instagram. From this, the specific objectives are: a) to discuss the concept of nostalgia and its classifications; b) identify Lula's position in the 2022 campaign; c) analyze how Lula's 2022 electoral campaign on Instagram triggers nostalgic aspects in the captions of previously selected posts. The theoretical discussion encompasses the concepts of both nostalgia — from illness to symptom of its time — and its categorizations, as well as political propaganda, its relationship with advertising and publicity, as well as addressing the evolution of the technique of electoral campaigns along with the popularization of new media. It also resumes Lula's political trajectory and the scenario of the 2022 presidential election campaign. The methodologies used were bibliographical research (STUMPF, 2005), documentary research (GIL, 2008), quantitative and qualitative analysis (PRODANOV; FREITAS, 2013). Through the analysis of the 389 posts made by Lula during the campaign, the result obtained from the theories of Boym (2001), Nazareth-Tissot and Vieira (2020) intersected with Sedikides, Wildshut and Baden (2004) is that the classification of The nostalgia used in Lula's 2022 campaign was primarily bittersweet-restorative, given that the perception of the past was sweet, the present was bitter, but the future was also sweet and positive.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectNostalgiaen
dc.subjectMarketing político : Brasilpt_BR
dc.subjectElection campaignen
dc.subjectPropaganda política : Brasilpt_BR
dc.subjectLulaen
dc.subjectStrategyen
dc.subjectInstagramen
dc.titleQue saudade do meu ex : a nostalgia como estratégia eleitoral na campanha de Lula em 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195208pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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