Literatura, cinema e direção de arte : a construção da personagem Holly Golightly em Bonequinha de Luxo
dc.contributor.advisor | Leites, Bruno Bueno Pinto | pt_BR |
dc.contributor.author | De Lucchi, Paula De Boni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T04:56:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272593 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho busca contribuir para os estudos de construção de personagem de um livro para o filme pelo viés da direção de arte através do objeto, livro e filme, Bonequinha de Luxo, contextualizando com as respectivas épocas de lançamento e as mudanças que ocorriam no mundo, em especial, nos Estados Unidos da América. Para discutir os comparativos entre literatura e cinema, recorre-se a autores como Gualda (2011), Scorsi (2005), Garrit (2003), Todorov (2006) e Johnson (2007). Para descrever a importância da direção de arte no cinema, foram utilizados os conceitos de Martin (2005), Vargas (2014) e Lumet (1998). As questões de gênero e do movimento feminista são fundamentais para a realização deste trabalho. Por isso, Beauvoir (1970), Davis (2016) e Hook (2018) foram referenciadas através de seus estudos feministas que envolvem gênero, raça e classe, além de Kaplan (1995) também ser citada para discutir a representação feminina no cinema. O objetivo geral deste trabalho é examinar os elementos do cinema que ajudaram a transmitir esta história das páginas do livro para as telas, especialmente a construção da personagem Holly Golightly, tais como direção de arte, em especial, o figurino e o espaço, além de compreender como a questão de gênero permeia tanto livro quanto o filme. Nas análises de trechos do livro e de cenas do filme, foi possível perceber a importância de elementos do figurino e espaço como o vestido preto, a cidade de Nova York e o apartamento de Holly Golightly foram fundamentais para construir a personagem do livro para o cinema. O gênero e o feminismo também permeiam as duas narrativas no livro e no filme, ainda que a produção audiovisual tenha adquirido um viés mais conservador devido ao Código Hays e interesses do público da época. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to contribute to the studies of character construction of a book for the film through the bias of art direction through the object, book and film, Breakfast at Tiffany’s, contextualizing with the respective release times and the changes that occurred in the world, particularly in the United States of America. To discuss the comparisons between literature and cinema, authors such as Gualda (2011), Scorsi (2005), Garrit (2003), Todorov (2006) and Johnson (2007) are used. To describe the importance of art direction in cinema, the concepts of Martin (2005), Vargas (2014) and Lumet (1998) were used. Gender issues and the feminist movement are fundamental for the accomplishment of this work. Therefore, Beauvoir (1970), Davis (2016) and Hook (2018) were referenced through their feminist studies involving gender, race and class, in addition to Kaplan (1995) also being cited to discuss female representation in cinema. The general objective of this work is to examine the elements of cinema that helped to transmit this story from the pages of the book to the screen, especially the construction of the character Holly Golightly, such as art direction, in particular, the costumes and the space. In addition to understand how the issue of gender permeates both the book and the film. In the of excerpts from the book and scenes from the film, it was possible to perceive the importance of elements of the costume and space such as the black dress, the city of New York and Holly Golightly's apartment, which were fundamental to build the character of the book for the movie theater. Gender and feminism also permeate the two narratives in the book and the film, although the audiovisual production acquired a more conservative bias due to the Hays Code and the interests of the public at the time. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Comparative literature | en |
dc.subject | Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Films | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Movie theater | en |
dc.subject | Art direction | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.title | Literatura, cinema e direção de arte : a construção da personagem Holly Golightly em Bonequinha de Luxo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Luz, Guilherme Gonçalves da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195096 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)