Jogos eletrônicos inacabados e a imagem de marca : um estudo de caso do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 pela desenvolvedora CD Projekt Red
dc.contributor.advisor | Fragoso, Suely Dadalti | pt_BR |
dc.contributor.author | Savicki, Lucas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T04:56:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272570 | pt_BR |
dc.description.abstract | Lançamentos de jogos eletrônicos inacabados e repletos de problemas técnicos têm sido muito comuns na indústria, e o caso de Cyberpunk 2077 é um dos mais proeminentes. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto deste lançamento para a imagem de marca da sua desenvolvedora CD Projekt Red, as ações posteriores dela e seus resultados. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória com abordagem primariamente qualitativa para proporcionar uma visão geral do acontecimento, delineada pelos métodos de pesquisa bibliográfica para identificar teorias de jogos e de marca para aplicá-las no estudo, documental para coletar informações sobre o acontecimento, e estudo de caso para analisá-lo à exaustão. O estudo identificou que o lançamento de Cyberpunk 2077 teve um impacto negativo na imagem de marca da CD Projekt Red, levando-a a realizar um intenso trabalho de gestão de crise e recuperação de imagem com atualizações e correções para o jogo, que resultaram em forte melhora na sua imagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Unfinished and technically problematic video game releases have become increasingly common in the industry, and the case of Cyberpunk 2077 stands out as one of the most prominent. This study aims to analyze the impact of this release on the brand image of its developer, CD Projekt Red, along with its subsequent actions and their outcomes. To achieve this, an exploratory research approach was employed, primarily qualitative, providing an overview of the event to enable future research to delve deeper. The study was guided by methods including bibliographic research to identify game and brand theories and apply them, documentary research to collect information about the event, and a case study approach to thoroughly analyze the specific incident. The study found that the launch of Cyberpunk 2077 had a negative impact on CD Projekt Red's brand image, prompting intensive crisis management and image recovery efforts through updates and game corrections, which resulted in a significant improvement in their brand image. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brand image | en |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Broken releases | en |
dc.subject | Imagem de marca | pt_BR |
dc.subject | CD Projekt Red | en |
dc.subject | Cyberpunk 2077 | en |
dc.subject | Video games | en |
dc.title | Jogos eletrônicos inacabados e a imagem de marca : um estudo de caso do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 pela desenvolvedora CD Projekt Red | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001195064 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)