Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorSavicki, Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:56:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272570pt_BR
dc.description.abstractLançamentos de jogos eletrônicos inacabados e repletos de problemas técnicos têm sido muito comuns na indústria, e o caso de Cyberpunk 2077 é um dos mais proeminentes. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto deste lançamento para a imagem de marca da sua desenvolvedora CD Projekt Red, as ações posteriores dela e seus resultados. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória com abordagem primariamente qualitativa para proporcionar uma visão geral do acontecimento, delineada pelos métodos de pesquisa bibliográfica para identificar teorias de jogos e de marca para aplicá-las no estudo, documental para coletar informações sobre o acontecimento, e estudo de caso para analisá-lo à exaustão. O estudo identificou que o lançamento de Cyberpunk 2077 teve um impacto negativo na imagem de marca da CD Projekt Red, levando-a a realizar um intenso trabalho de gestão de crise e recuperação de imagem com atualizações e correções para o jogo, que resultaram em forte melhora na sua imagem.pt_BR
dc.description.abstractUnfinished and technically problematic video game releases have become increasingly common in the industry, and the case of Cyberpunk 2077 stands out as one of the most prominent. This study aims to analyze the impact of this release on the brand image of its developer, CD Projekt Red, along with its subsequent actions and their outcomes. To achieve this, an exploratory research approach was employed, primarily qualitative, providing an overview of the event to enable future research to delve deeper. The study was guided by methods including bibliographic research to identify game and brand theories and apply them, documentary research to collect information about the event, and a case study approach to thoroughly analyze the specific incident. The study found that the launch of Cyberpunk 2077 had a negative impact on CD Projekt Red's brand image, prompting intensive crisis management and image recovery efforts through updates and game corrections, which resulted in a significant improvement in their brand image.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrand imageen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectBroken releasesen
dc.subjectImagem de marcapt_BR
dc.subjectCD Projekt Reden
dc.subjectCyberpunk 2077en
dc.subjectVideo gamesen
dc.titleJogos eletrônicos inacabados e a imagem de marca : um estudo de caso do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 pela desenvolvedora CD Projekt Redpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples