Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Diego Wander Santos dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Guilherme Rolin dospt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:55:34Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272498pt_BR
dc.description.abstractA monografia tem como tema as interfaces entre comunicação organizacional e a perspectiva ASG, descrita a partir dos pilares ambiental, social e de governança corporativa. De modo específico, envolve estratégias comunicacionais empregadas pela Braskem, empresa do setor petroquímico, para socialização e visibilidade de resultados em ASG. O objetivo geral é analisar os enfoques e conteúdos acionados pela Braskem na comunicação de desafios e resultados em ASG. Enquanto objetivos específicos, almeja-se apresentar a evolução do tema ASG, bem como os pilares que o compõem e algumas de suas principais nuances e conformações; refletir sobre interfaces possíveis entre comunicação organizacional e a perspectiva ASG; e discutir práticas de comunicação da Braskem no que se refere ao ASG. A pesquisa, de caráter exploratório, é desenvolvida por meio das técnicas bibliográfica e documental. No que se refere à dimensão empírica, o corpus da pesquisa é constituído por 151 trechos retirados do Relatório Integrado da Braskem de 2022, que foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). É possível verificar que os pilares possuem tratamentos diferentes e a materialidade não é equânime. Nesse sentido, os pilares Social e Ambiental preponderam em relação ao volume de menções e o pilar Governança é o que apresenta mais iniciativas implementadas.pt_BR
dc.description.abstractThe monograph focuses on the interfaces between organizational communication and the ESG perspective, described through the environmental, social, and corporate governance pillars. Specifically, it involves communication strategies employed by Braskem, a company in the petrochemical sector, for the socialization and visibility of ESG results. The general objective is to analyze the approaches and content used by Braskem in communicating ESG challenges and results. As specific objectives, it aims to present the evolution of the ESG theme, as well as the pillars that compose it and some of its main nuances and configurations; reflect on possible interfaces between organizational communication and the ESG perspective; and discuss Braskem's communication practices regarding ESG. The exploratory research is conducted through bibliographic and documentary techniques. In terms of empirical dimension, the research corpus consists of 151 excerpts taken from Braskem's 2022 Integrated Report, which were analyzed using the Content Analysis technique (Bardin, 2016). It is possible to observe that the pillars receive different treatments and materiality is not equitable. In this sense, the Social and Environmental pillars have a greater prominence in terms of the volume of mentions, while the Governance pillar is the one with the highest number of implemented initiatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectESGen
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectStrategic communicationen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.titleComunicação organizacional e ASG : enfoques acionados pela Braskem a partir de pilares ambientais, sociais e de governança corporativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195383pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples