Elementos de jornalismo gonzo no quadro "Repórter Doidão" de Diogo Defante
dc.contributor.advisor | Oliveira, Felipe Moura de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rolim, Mateus Trespach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T04:57:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272394 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca identificar elementos do jornalismo gonzo no quadro Repórter Doidão, disponível no canal do Youtube de Diogo Defante. O corpus analisado é composto por sete vídeos extraídos do canal cujo recorte consiste nas coberturas feitas por Diogo Defante do carnaval carioca. Os vídeos foram descritos segundo a análise fílmica de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), sendo então contabilizadas as recorrências em sete categorias do jornalismo gonzo baseadas nas obras de Christine Otitis (1994) e Eduardo Ritter (2012), sendo estas exploradas através da análise de conteúdo conforme proposta por Laurence Bardin (2016). Os resultados da pesquisa apontam que elementos do jornalismo gonzo podem ser identificados nos vídeos analisados, ainda que essas características apareçam transfiguradas em razão do suporte midiático audiovisual que se apresenta. As conclusões do trabalho também discutem a plausibilidade do jornalismo gonzo enquanto alternativa para a crise do jornalismo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks to identify elements of gonzo journalism in the Youtube-series Repórter Doidão, which is disponible in Diogo Defante's Youtube channel. This research corpus is composed of seven videos extracted from the channel whose focus is Diogo Defante coverages of Rio de Janeiro carnival. The videos were described according to Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (2012) filmic analysis, and then the recurrences of seven categories were counted, as conceptualized by Laurence Bardin (2016) content analysis, which delimitates the fundamental elements of gonzo journalism. The results of this research indicate that elements of gonzo journalism can be perceived in Diogo Defante's videos, though this characteristics show up transfigured by the audiovisual media in which they appear. The conclusion of the work also debates the plausibility of gonzo journalism as an alternative to the crisis in journalism. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gonzo journalism | en |
dc.subject | Jornalismo gonzo | pt_BR |
dc.subject | Contemporary journalism | en |
dc.subject | Webaudiovisual | en |
dc.subject | Content analysis | en |
dc.subject | Crisis in journalism | en |
dc.title | Elementos de jornalismo gonzo no quadro "Repórter Doidão" de Diogo Defante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Cousin, Calvin da Silva | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194780 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)